sexta-feira, julho 22, 2005

O Fundamentalismo Islâmico

Excerto de um texto de Bernard Lewis sobre a linguagem política do Islão:

«É agora comum aplicar o termo "fundamentalista" a um número de grupos radicais e militantes islâmicos. O uso deste termo está estabelecido e deve ser aceite, mas continua a ser infeliz e enganador. "Fundamentalista" é um termo cristão. Parece ter entrado em uso nos primeiros anos deste século [século XX], e designa algumas igrejas e organizações protestantes, principalmente aquelas que mantêm a origem literal e infalível da Bíblia. Neste ponto, opõem-se à atitude de teólogos liberais e modernistas, que tendem para uma visão mais crítica e histórica das Escrituras. Entre os teólogos muçulmanos, não existe ainda uma tal abordagem liberal ou modernista do Alcorão, e todos os muçulmanos, na sua atitude perante o texto do Alcorão são, em princípio pelo menos, fundamentalistas.»

Embora sejam palavras de 1988, elas continuam bem vivas e actuais.


AVC

Arrastão

Afinal o incidente da praia de Carcavelos foi um exagero da Polícia, que se sentiu "encorajada" pelos jornalistas a usar o termo "arrastão" para descrever no relatório aquilo que afinal não passou de uns 30 a 40 africanos que se assustaram com a chegada e investida da Polícia na praia. Queixas de roubo? Zero. Credibilidade da Polícia? Zero. Mas parece que a Comunicação Social sai como sempre: impune. É este o nosso 4º poder... ou será o primeiro?

AVC

Remodelação

Em 4 meses, Portugal mudou 2 vezes de Ministro das Finanças... e é assim que nos querem transmitir esperança, os políticos. Quem não deixou governar, que governe! E quem não governou, que deixe governar...

AVC

Touradas

Não deixa de ser curioso ver o Bloco de Esquerda defender a despenalização do aborto e ao mesmo tempo promover o fim das touradas de morte em Barrancos. É como dizerem: "Matem à vontade os bébés, mas não assassinem os pobres dos touritos!"

AVC

segunda-feira, julho 04, 2005

Bem-vindo ao "Curtas e Rápidas"

Muito curta e rapidamente, este blog é pioneiro na análise curta, rápida, eficaz e concisa dos acontecimentos que andam no remoinho da actualidade política, cultural, desportiva, social e económica. Com humor? Certamente, mas também com sumo. Seja bem-vindo(a) e disfrute do blog com imaginação!

AVC