Disse Nicolau Maquiavel: « Há uma coisa que se pode dizer, de uma maneira geral, de todos os homens: que são ingratos, mutáveis, dissimulados, inimigos do perigo, ávidos de ganhar.». No entanto, também disse o mesmo Pensador: «As amizades que se conquistam com dinheiro, e não pelo coração nobre e altivo, fazem sentir os seus efeitos- mas são como se não as tivéssemos, pois de nada nos servem quando delas precisamos.»
Com a primeira afirmação posso concordar somente em parte: não concordo com o facto de serem dissimulados, o resto já me é mais fácil de aceitar. Como o próprio compreendeu, são "de uma maneira geral", visto haver sempre Bons Amigos(as), que são aquelas excepções que confirmam a regra.
Com a segunta estou totalmente de acordo: não há nada de mais falso, hipócrita e sinistro do que uma amizade construída no Amor -não a nós- ao (nosso hipotético) dinheiro. Só a Amizade do coração nobre e altivo -que qualificativos sublimes- é verdadeira e sincera! Nada mais correcto, nada mais raro, nada mais valioso.
Leiam O Príncipe e desmistifiquem a imagem do seu autor. Reflictam sobre os presentes excertos: eis a minha sugestão.
Ao meu Amigo de sempre, de coração -Nobre e Altivo-, que esteve sempre presente e com quem pude sempre contar e que é a excepção clara ao primeiro excerto de Maquiavel, João Pedro.
TAM
Very cool design! Useful information. Go on! Restoring leather sofas Neurontin 2bcases Pornstar trailer Betterlifepharmacy.com lipitor Order ionamin worldwide shipping virus scan http://www.malpracticecalifornia0.info hosting provider gambling
ResponderEliminar