terça-feira, outubro 31, 2006

Os grandes Portugueses

Pelo outro lado, ainda bem que Salazar não figura na lista dos candidatos. Seria uma ironia do destino o seu nome ser... votado!
AVC

segunda-feira, outubro 30, 2006

estes Grandes Portugueses

Surgiu entretanto, e apesar de ser herança de um formato televisivo britânico, um programa que pode assumir um carácter muito interessante para análise futura. Dos Portugueses contemporâneos e da sua análise dos mesmos e dos que viveram em Épocas passadas. Será certamente curioso ler a lista das cem Personalidades mais nomeadas, nesta primeira fase, e antes de se conhecer o Podium.
Refiro-me, evidentemente, ao Os Grandes Portugueses, da RTP1.
Levantou, como todos os que podem ser mais culturais do que a média, polémica disparatada e tão insensata quanto reveladora. Quanto à presença, ou falta dela, do Senhor Salazar na lista de sugestões, só posso dizer: não é grave, porém, é grave que venham meninas bloquistas/soaristas dizer que, caso tal Personalidade tenha votação suficiente para figurar entre as figuras cimeiras(que no caso significa tão somente as mais Populares), é uma vergonha para Portugal, significa o esquecimento do passado estado-novense e a ignorância adolescente.
Ora punhamos os pontos nos i's, caso não se pudesse votar no Senhor, independentemente de ser a favor ou contra, só significaria uma terrível imaturidade Democrática. E caso apareça num lugar lisonjeiro, trata-se da opinião de Portugueses suficientes para o colocar em hipotético patamar.
A mim, sinceramente, admirar-me-ia mais ver no topo da lista o Senhor Sócrates, ou qualquer outro, que por Portugal têm feito muito pouco.

Vamos ver qual será a avaliação atribuída aos nossos senhores(isto é, os nossos Ilustres Monarcas, claro está).
TAM