quarta-feira, fevereiro 28, 2007

apontamentos sobre o conservadorismo - II

O termo prescription em Edmund Burke, assume uma importância grande no seu pensamento. A prescription pode ser traduzida como a adesão a esquemas políticos e governamentais que são legitimados e consagrados pelo tempo. É essencial perceber que uma instituição com provas dadas ao longo do tempo, e que se manteve com uma aceitação alargada por aqueles que dela disfrutam, deve continuar. Para esta continuidade acontecer, é preciso que se façam ligeiras reformas, e nunca revoluções destruidoras destas instituições. Num país com tradição constitucional, as mudanças deverão ser feitas de acordo com a constituição. Um monárquico dos dias de hoje, em Portugal, nunca seria considerado um verdadeiro conservador. Aos olhos de Burke, a destruição da tradição republicana que já existe no nosso país seria um lamentável início de um novo ciclo prescritivo. Tal como em 1910 o conservador nunca poderia ser republicano, hoje ele não pode ser monárquico e ser entendido como tal. O conservadorismo não é, por isso - e aproveitando as palavras de Michael Oakeshott, outro grande pensador do conservadorismo -, uma crença ou uma doutrina, mas sim uma disposição. Ser conservador é ser o travão de uma carroça, que não a pára mas fá-la andar mais devagar, e também com passos mais certos e prudentes. Como a carroça anda, o conservadorismo também vai andando. A doutrina é fixa, as crenças mudam pouco; já o conservadorismo é uma disposição prudente de estar na vida.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

apontamentos sobre o conservadorismo - I

Edmund Burke (1729-1797) é, se quisermos, um dos pais fundadores daquilo a que podemos chamar de conservadorismo britânico. A sociedade, para Burke, é um contrato. Mas não é um contrato à moda dos revolucionários franceses inspirados por Rousseau. Pelo contrário, a revolução é sempre evitável e indesejável. A prudência manda que a sociedade conserve as instituições que funcionam bem, e que lhes dê continuidade. Há pequenas arestas que é preciso limar na sociedade, fazem-se através de pequenas e cirúrgicas reformas, mudando só aquilo que deixou de funcionar, e não tudo como na revolução. O político deve ser, aliás, considerado como um médico ou um canalizador, que cura o organismo social apenas onde a doença existe ou concertando apenas o cano furado, sem ser preciso mudar toda a canalização, como fazem os revolucionários. Mais, o estadista deve operar quando é preciso operar e não quando apenas lhe apetece, adoptando assim uma atitude reactiva. Face a uma ideia política, um progressista perguntará: "porque não?". Enquanto isso, a pergunta do conservador será: "porque sim?". A prudência é um termo chave para se perceber um conservador à moda de Burke. Avalia-se todos os convenientes e inconvenientes de uma reforma, conservando tudo aquilo que funciona. O progressista ou o revolucionário não hesitam em adoptar uma disposição mais aventureira. Tudo isto seria muito bonito, não estivessem em jogo vidas humanas. O custo de aventuras revolucionárias é sempre demasiado grande. Para Burke, a sociedade é, de facto, um contrato. Mas um contrato entre os que estão vivos, os antepassados e os vindouros. Por respeito aos que nos legaram as instituições que temos e funcionam, por respeito às vidas humanas de hoje e por respeito às gerações futuras, há que ser prudente. Pois os que chegarem do futuro, vão querer uma habitação e não uma ruína.

domingo, fevereiro 25, 2007

grandeza esquecida

Enquanto decorre o concurso dos "Grandes Portugueses", está também em curso a votação das 7 maravilhas de Portugal, ideia do ex-Ministro centrista Freitas do Amaral. Dos vários monumentos em avaliação, vale a pena reparar quantos deles tiveram sérias e importantes intervenções de recuperação durante a época do Estado Novo. Depois de vermos isso, falamos se Salazar tem ou não condições para estar na lista do 10 "Grandes Portugueses". Afinal, as maravilhas arquitectónicas de Portugal que tanto nos insuflam o ego de portugueses, e que talvez sejam o mais consensual legado identitário que temos, não existiam como as conhecemos sem os "Grandes Portugueses" que as construiram e sem os "Grandes Portugueses" que as conservaram. Neste aspecto, Salazar é grande. Sinto-me à vontade para o dizer, até porque a minha escolha é D. João II.
Ontem, por exemplo, passei por Porto de Mós. Peço-vos para olhar para a fotografia desta Vila, que aqui ponho. Foi aqui que viveu um dos valorosos heróis português da reconquista, D. Fuas Roupinho, Alcaide-mor daquela terra e companheiro de D. Afonso Henriques. Vêem aquelas torres que se erguem no horizonte, coroadas com pináculos verdes? Este belo castelo parece-vos saído de um conto de fadas? Pois bem, é fruto de uma livre reconstituição histórica feita, não a partir daquilo que o castelo foi, porque não se conhecem registos de como ele seria no início, mas sim feita a partir daquilo que o castelo podia ter sido. Reconstituição feita no Estado Novo, como quase todos os castelos e monumentos portugueses que conhecemos e que não estão em ruínas. Políticas à parte, não é possível olhar para o património nacional sem reconhecer a grandeza daqueles que tiveram a iniciativa de o preservar e/ou reconstituir.

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

uma boa leitura

Não querendo marcelizar o Curtas&Rápidas, venho hoje aqui propor um livro de grande interesse, cuja leitura acabei hoje de saborear. Para se ler devagar, com atenção aos promenores e subtilezas que os autores nos presenteiam, "Histórias e fragmentos da arte empresarial" é o livro que mistura em improvável mas saboroso cocktail os ensinamentos dos Antigos com exemplos pertinentes da actualidade empresarial. Incidindo preferencialmente sobre a realidade da organização da empresa, este livro tenta não apresentar termos técnicos de economia e de gestão, tornando-o mais apetecível aos olhos de um mero leigo na matéria, como eu. A sua abordagem é feita a partir de citações cuidadosamente escolhidas de grandes autores de Filosofia Política, da ficção, da Economia e da Religião.
Este livro reúne em si autores como Aristóteles, Hobbes, Adam Smith e São João Evangelista, por exemplo, seguidos de um comentário elaborado pelos autores do livro - Hugo Chelo e Miguel Morgado, ambos professores do curso de Ciência Política - e um exemplo empresarial de boas ou más aplicações dos ensinamentos por nós atrás assimilados. O preço de "Histórias e fragmentos da arte empresarial" não é superior a 15 euros, sendo este dinheiro bem empregue no caso da sua compra. Para se ler, saborear e conservar na biblioteca pessoal numa posição acessível para futuras consultas.

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

concerto visão

No dia 17 de Janeiro passado aconteceu um dos concertos mais esperados dos últimos tempos, para os amantes da boa música portuguesa. No mesmo palco e uma após outra, desfilaram bandas e músicas do imaginário roqueiro português. Por ordem de entrada: Rádio Macau, Jorge Palma & Demitidos, GNR, Pedro Abrunhosa & Bandemónio, Rui Veloso, e Xutos e Pontapés. Das agradáveis e inofensivas melodias de Macau, passando pelo ébrio e comediante Palma, os GNR encheram o palco como nenhum e deram lugar ao abrunho, que fez lembrar o mais perigoso e sinistro estilo Goebbels, misturando música com culto da sua personalidade e propagandeando (e também papagueando) a sua mensagem política. A assistência, que antes foi por ele estrategicamente cansada, pouca força teve para pensar no que ali foi dito, quanto mais para o vaiar. Mesmo assim, houve alguns heróis que o fizeram, embora rapidamente abafados pelos decibéis bandemoniosos. Passado este momento de amargo sabor, voltou a doçura melodiosa das mais belas baladas do Veloso, que teve uma actuação em crescendo de ritmo e encerrou com grandes hits mais mexidos. Rui Veloso, a nível de voz e de virtuosidade técnica - na guitarra eléctrica, onde não tem igual, e na gaita de beiços - foi sem dúvida o mais perfeito. Com os músculos aquecidos pelo indispensável Chico Fininho, foi fácil de a assistência ficar ao rubro com os Xutos e Pontapés, que podem não ser os únicos a olhar o céu, mas olham-no de uma forma especialmente vibrante. Foi um espectáculo grandioso, que encheu o Pavilhão Atlântico durante 6 horas - das 21h às 3h. Para mais tarde recordar.

domingo, fevereiro 18, 2007

É Carnaval, ninguém leva a mal

Bom Carnaval. Divirtam-se!

TAM

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Columbano em exposição

Inaugura-se hoje a Exposição com a obra de Columbano Bordalo Pinheiro. Para assinalar os 150 anos do nascimento do Pintor, estará exposta parte da sua obra, nomeadamente os quadros pintados entre os anos 1874 e 1900.
É também levando a cabo estas visitas que homenageamos e mantemos vivos os grandes vultos da nossa História. Columbano, que privou com alguns dos mais ilustres intelectuais Portugueses de Novecentos, é um notável naturalista e retratista dos seus amigos, contemporâneos, de aspectos da vida quotidiana e ambiente social. É uma forma verosímil de bater à porta do século XIX sem pegar numa Bíblia da História, nem nele ter vivido.
Vivamente aconselhável, até 27 de Maio, em Lisboa, na Rua Serpa Pinto(Museu do Chiado-Museu Nacional de Arte Contemporânea).

TAM

curtas&rápidas international lobby

Os EUA, no âmbito da NATO, têm actualmente cerca de 27500 tropas a operar no Afeganistão. Ontem, o Presidente George Bush anunciou que pretendia enviar mais uma brigada de 3200 tropas. Será que nos ouviu?

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

o Parlamento funcional

A propósito dos voos dúbios -para transportar suspeitos de terrorismo- da CIA sobre Territótio Nacional, que tem feito coincidir a agenda política Nacional, Europeia e Norte-Americana, o Parlamento Europeu saudou a abertura do inquérito-crime sobre o processo em causa. A acção discreta, porém, ao que parece, atenta e séria do Parlamento dos 27 Estados da União é um bom sinal: de rectidão e seriedade.
O Governo de Portugal não saiu, verbalmente, lesado. Antes pelo contrário, em Estrasburgo comprendeu-se a posição do Estado Português.
Só a Senhora Eurodeputada -a ver irregularidades, "centrões" e ligações perniciosas em tudo o que mexe- Socialista Ana Gomes não se cala... talvez por falta de elogios políticos(aqueles que teve a propósito da sua acidental passagem pela ilha de Java aquando dos entendimentos sobre a Indepêndia de Timor, tentáculo oriental do Império Português) tem falado, acusado e disparatado sobre o tema. Já está num filme e ainda nem se deve ter apercebido que não sabe mudar as bobines.
Não seja "mais papista que o Papa"!

TAM

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

notícias do Helmand

Há notícias da província do Helmand, uma das mais violentas do Afeganistão. Esta semana, chegaram cerca de 700 estrangeiros para combater do lado dos Taliban, vindos principalmente do Paquistão, Uzebequistão e Tchechénia. Houve confrontos com os aliados, que conquistaram a barragem de Kajaki. Os Taliban fugiram sem grandes baixas, usando como escudos humanos - pela primeira vez nesta guerra - crianças.
Mas o que é de notar é que os Taliban vão-se defendendo nas montanhas, onde a 4000 metros de altitude combatem melhor que ninguém, pois para além de a tal estarem habituados, a composição do ar não deixa que a NATO realize operações aéreas de helicóptero.
Enquanto os Taliban resistem nas montanhas e dominam a região norte do Paquistão (a fronteira ali é apenas ficção, não existe) onde se refugiam, vão-se também reforçando com guerrilheiros internacionais bravos. Nós, NATO, discutimos se devemos ou não enviar mais tropas para o Afeganistão. Pior, estamos mais preocupados com o reforço ou não reforço de uma guerra que não nos diz tanto, no Iraque. Enquanto isso, os Taliban esfregam as mãos e agem.
A conquista da barragem de Kajaki foi importante do ponto de vista estratégico (fonte de energia e de água potável), no entanto está longe de estar assegurada. O Helmand sempre foi das regiões mais duras e violentas do Afeganistão. No tempo da Inglaterra imperial, os guerreiros afegãos batiam-se pelo Helmand com ferocidade. Há relatos muito duros sobre essa realidade. Quando apanhavam um pelotão de ingleses, os guerrilheiros abriam as barrigas dos soldados de modo a ficarem com as tripas à vista e a apodrecer ao calor de um sol que chegava e chega a ter 50º de temperatura durante o dia. Quanto aos oficais ingleses, os afegãos faziam-lhes uma atenção especial. Amarravam-nos, cortavam-lhes os testículos e faziam-nos subir para cima de um cavalo. Depois, punham nas suas bocas os testículos previamente amputados: e assim voltavam os oficiais para o seu quartel.
Hoje, os generais no terreno imploram por mais tropas, e nós não lhes ligamos a atenção devida. O guerrilheiro afegão é o mesmo, muito duro e sem intenções de brincar em serviço. Depois daquilo que aconteceu com Ingleses no século XIX e Russos no século XX, somos nós, NATO, que lá estamos no século XXI. Para onde andam viradas as nossas atenções?

terça-feira, fevereiro 13, 2007

a vitória dos agentes infiltrados

Os agentes infiltrados do "sim" na campanha do "Não Obrigada", nem sequer disfarçaram os sorrisos de vitória quando se soube da sua derrota. Por cá, festeja-se a maturidade democrática do povo que participou no referendo mais que nos outros que já se fizeram. Lá fora, os jornais destacam que o referendo teve uma abstenção superior a metade dos eleitores, portanto, uma participação fraca. Quem vai às duas fontes, fica sem saber qual a água que deve beber. E entretanto, há quem pense em fazer uma lei que torne o voto obrigatório. Mas não será concerteza em nome da liberdade...

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

"que estranha tatuagem Deus te deu"


Negra (1941)

-

Que estranha tatuagem Deus te deu,

vestindo-te da noite mais escura

que surgiu neste mundo e neste céu,

ó dramática e triste creatura!

-

De luto, assim, quem foi que te morreu,

ó tropical beleza, ó formosura?

- És a estátua cruel de quem sofreu

e grato momento à desventura.

-

Sempre de negro, ó virgem caprichosa,

a tua bôca é pétala de rosa

a noite do teu corpo perfumando...

-

E o teu olhar, humedecido e mole,

parece um brando sol, tal qual o sol,

parece mesmo o sol que está chorando!

-

Tomaz Vieira da Cruz, Príncipe dos Poetas Portugueses desde 1938

comida, propriedade e lei

Hoje, na linha azul do Metro de Lisboa, um homem de Leste com ar de quem vinha da obras sentou-se no banco em frente ao meu. Devia ter poucas horas de sono, então adormeceu e deixou cair o bilhete que tinha na mão. Esperei que ele acordasse nos solavancos de uma partida ou chegada e dei-lhe o bilhete, ao que ele agradeceu muito. Passado um curto espaço de tempo, ele perguntou-me "do nada":
- Roubar comida é crime?
- É.
- Porquê?
- Porque é contra a lei.
A pressa da saída só deu para esta troca de palavras. Mas fiquei a pensar, como explicar a uma pessoa que passa fome e provavelmente vive cá em situação ilegal a importância de cumprir a lei? Naturalmente, como muitos homens até hoje, este homem interrogava-se quanto à legitimidade da propriedade. Gracchus Babeuf (1760-1797) dizia que a propriedade é odiosa no seu princípio e mortífera nos seus efeitos, e George Bernard Shaw (1856-1950) classificou a propriedade como o roubo organizado: Property is organised robbery. Este homem deliciar-se-ia com estas citações apaixonantes, mas nem por isso menos demagógicas.
A propriedade é de facto de origem questionável: porque é que aquele homem tem direito àquele terreno e eu não? Porque é que não posso roubar fruta, se quem a tem também a roubou à terra, e dela se apropriou? Este discurso, como vemos pelas datas, já cheira a mofo de tantos anos que tem. Desde Platão até ao iluminismo e aos dias de hoje. A propriedade como objecto de cobiça, de invejas e de guerras. Tudo isso. Os comunismos e os tribalismos. Sim, tudo isso. E na práctica? Sentimos a necessidade de rentabilizar a terra para dela tirarmos melhor proveito para sobrevivermos. Como? Com propriedade privada. Propriedade privada é propriedade estimada e rentável. Baldios é balda, onde ninguém tem brio porque não sente aquilo como seu. Já dizia o Aristóteles, criticando Platão.
A propriedade privada deve ter uma base de aceitação popular para existir. Daí as leis que protegem a propriedade privada. As leis só têm legitimidade quando elaboradas pelo povo, por exemplo através dos representantes que tem no Parlamento ou através do Governo popularmente eleito e que também tem poder legislativo. Roubo da propriedade é crime porque a lei assim o diz. O povo assim quer.
Percebo o homem de leste, muitas pessoas o perceberam na História, bem antes de ele e eu existirmos. Condições extremas de pobreza fazem com que se ponha tudo em causa, até a não legitimidade de um crime. É revoltante saber que muita comida é deitada fora nos restaurantes, por exemplo. Mas até o sistema mais perfeito tem falhas, que dificilmente serão colmatadas. Em todo o caso, ter consciência que elas existem, já é bom. Mas também é importante não cairmos em romantismos demagógicos e olharmos a sociedade de uma forma pragmática.
Obrigado, senhor de Leste. Não está assim tão a leste da realidade. Mas espero que tenha ficado a pensar na virtude da lei, e principalmente espero que a vida lhe corra melhor, de preferência sem roubos.

os Portugueses deste grande Portugal

Nascemos em 1109, com D.Afonso I de Portugal Borgonha e Castela, em berço de Castela, que em 1143 nos reconhece. Manifestis Probatum, em 1179, constitui o nosso desafogo identitário e territorial. Em 1160 D. Afonso Henriques chega a Alcácer, até à reinvestida Muçulmana no Alentejo.
Expandimo-nos, com a Dinastia de Avis, para Ceuta. De Lagos, D. Henrique, Infante de Portugal, anexou ao Reino os Açores, a Madeira, Ceuta e pequenas cidades do Norte de África.
O Príncipe Perfeito, homem de grande visão, com evidentes faculdades políticas, negoceia o Tratado de Tordesilhas com Castela-Aragão dos Reis Católicos. D.João II abre-nos deste modo o domínio hegemónico do Atlântico Sul e prepara as expedições que, com Bartolomeu Dias, prenunciam a exploração das Tormentas. Com o Venturoso D. Manuel I(Imperador do Comércio Mercantilista, "Senhor da Conquita e Comércio da Etiópia, da Pérsia..."), D. vasco da Gama chega à Índia das Especiarias, o destino, ou a partida, da Rota do Cabo que arruina a do Levante e toda a organização terrestre muçulmana. A Modernidade aproxima-se do planeta, mostrando os Novos-Mundos ao Mundo(Medieval): cria-se o Moderno(no sentido de percursor de uma das grandes Épocas da História) Estado Português da Índia, Vice-Reino. "Por mares nunca dantes navegados/.....Em perigos e guerra esforçados, mais do que prometia a força humana/ E entre gente remota edificaram/ Novo reino, que tanto sublimaram.", canta o grande Luís vaz, Camões de Portugal, de Goa e de Macau, Poeta Universal, entre os Maiores.
Lisboa tremeu; Sebastião José de Carvalho e Melo organiza uma equipa projectista e executória e reergue uma velha capital europeia, mais rectilínea e geométrica que nunca. "Valeu a pena? Tudo vale a pena/Se a Alma não é pequena"... de Pessoa, o melhor e mais complexo se espera, e tem. Entretanto, ainda que "orgulhosamente sós", com a Itália na manga, o estado do Estado não era social nem diplomaticamente famoso... das motivações mais humanas e bondosas que do interior se executavam, Aristides será decerto um de valorosos exemplos; o Senhor Salazar, comedido, porém ciente do nosso peso e relevo imperial, tinha opositores/inimigos políticos à altura que, em pleno espaço vermelho, de cortar a respiração, discursavam do púlpito aos camaradas soviéticos marxistas-estalinistas. Cunhal em tom de herói disfarçando a outra(ditadura) por entre o pardo véu.

São estes que, da primeira década do Século XII à segunda metade do Século XX, nos representam... enquanto território, Nação, Pátria, Língua, Tradições, Costumes importados; a nossa Cultura e a nossa História, encarnadas em Personalidades. Poucas, as suficientes, destemidas, engenhosas, marcantes. Em traço diacrónico, na História de milhões, só se mostra o melhor e o melhor de alguns. Mas certamente alguns dos melhores!
Ao eleito, juntar-se-ão todos estes. A estes 10, juntar-se-ão os demais 90. E a todos eles, juntar-nos-emos todos nós e todos que por cá passaram... e teremos então a estimativa de todos e de todo o valor que este Condado, Reino, Protectorado/Suserano Político, Império, República, já conheceu.

É também aqui que reside a nossa Magnificência, portanto, não deixemos -nem agora, nem nos resultados da votação- que a oposição se sobreponha ao Prazer e Pundonor de sermos Portugal.

TAM

São estes que estão a votos, mas somos todos nós o Universo da Amostra:

http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/grandesportugueses/finalistas.php

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

o Ambiente, Senhores(as)

Tivemos hoje, em solo Nacional, aquele que muitos dizem ter sido o 43º Presidente democraticamente eleito dos Estados Unidos da América(uma vergonha à moda antiga e ditatorial, pois já nem na América Latina mais sofisticada a manipulação é tão vergonhosa). O Sr. Al Gore está em Portugal e vem falar, na sequência da sua recente actividade ecológica, sobre a necessidade de travar a poluição ambiental -começando cada um em sua casa- e tentar compensar os malefícios que têm vindo a atrocidar o planeta(ainda é possível, por exemplo, restituir integralmente ao Homem, num espaço de meia dúzia de décadas, a simpática camada do Ozono, que tanto nos protege). Com isto não se pretende a paralisação das indústrias, o abandono do Ar-Condicionado, ou o fim da ajuda química aos solos. Pretende-se somente que estas actividades tenham em atenção o Ambiente, que se moderem ou que, muito facilmente, tenham manutenção regular no equipamentos -como o desejado e vulgarizado Ar Condicionado, mesmo quando não é necessário.
O triste é sermos espectadores passivos... julgando que tudo está perdido torna-se mais fácil estarmos acomodados e sem problemas de Consciência. Porém, para além da morte(e há quem defenda que nem esta), nada é irreversível! Ah, também é triste ter de vir um norte-americano para nos explicar, ou tão basicamente alertar para, esta realidade. É pena não termos tido, todos, aulas com a minha Estimável Professora de Inglês do 10º ano... muito mais que anglófona ou teórica, era culta, bem-educada e diligente. Ao invés da História da Família Real Britânica, gastava tempo e atenção a explicar-nos que as fontes de energia eólica são só uma de muitas, que naturalmente temos. E que o mundo vive para lá das "bombas" a Gasolina 98 octanas, para transporte de indivíduos solitários, todavia, marcantes.
Doutoras de hoje à moda antiga, a ensinar Doutores de amanhã mas sem (Ambiente) futuro!

TAM

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

publicidade banqueira

"O meu banco tem sempre boas ideias para o meu dinheiro", diz uma pessoa com cara de felicidade num dos novos cartazes publicitários do Santander-Totta. Até aqui chega o actual facilitismo da nossa sociedade. Só falta dizer-se "O meu Estado tem sempre boas ideias para a minha vida".

Eu não quero um banco que tenha ideias sobre o meu dinheiro. Quero um banco que guarde o meu dinheiro, só isso. É para isso que eles servem. As ideias? Prefiro ser eu a tê-las! É que aos bancos dá muito jeito compremeter o nosso dinheiro para ser mais difícil de o mudar de sítio.

terça-feira, fevereiro 06, 2007

elogio do sono

Salvador Dali - Fumador adormecido


(...)

Infelizes não sabem o que é bom.
Governam muito bem os seus assuntos durante o dia.
Mas não me querem confiar o governo durante a noite.
Como se eu não fosse capaz de assegurar esse governo durante uma noite.
Quem não dorme é infiel à Esperança.
E é essa a maior infedelidade.
Porque é a infedelidade à maior Fé.

(...)

Charles Péguy - O Pórtico do Mistério da Segunda Virtude (tradução de Henrique Barrilaro Ruas)

domingo, fevereiro 04, 2007

maus (ab)usos da religião e da política

Nos dias de hoje, como em todos os dias até hoje, há políticos que têm a tentação de se estenderem para além da sua área legítima de acção, tal como há sacerdotes (de todas as religiões) que são tentados na mesma essência.

A palavra "religião" pode ter duas origens distintas: "religere" e "religare". Religere, no sentido de Cícero de nos voltarmos para dentro num exercício de séria instroespecção e assim nos encontrarmos, procurando-nos na nossa própria profundidade. Religare, no sentido de nos ligarmos de novo ao divino que nos criou e estabelecermos contacto com ele, aprendendo com os seus ensinamentos e admirando a obra da criação. Ambas as origens da palavra "religião" nos interessam para melhor percebermos aquilo que aqui tratamos.

Cada religião traz-nos a proposta de conduta moral que, no seu entender, é a que melhor nos conduz ao reencontro com o divino. Por isso, as religiões influenciam o nosso comportamento, nomeadamente em sociedade. Um sacerdote sempre foi um homem de grande poder, basta olharmos para a pirâmide hierárquica de antigas civilizações como a egípcia. Assim, é também preciso termos consciência que em nome da religião se podem dar verdadeiros abusos de poder, conduzindo o mais distraído ao que o sacerdote - humano como nós - possa querer, com os seus naturais desejos pessoais, culturais ou políticos.

Tudo o que estravaza a pura intenção da religião, que é religar-nos ao divino, não deve ser colado à mensagem de cada religião. O islão é uma religião? Certamente, mas não só: é também um projecto político de conquista do Mundo. O protestantismo é uma religião? Claro que sim, mas tem também ambições sociológicas, como Max Weber nos ajuda a perceber na sua análise do espírito capitalista. O catolicismo é uma religião? Sim, mas também foi um instrumento de colonização em Novos Mundos.

Todas as religiões são potencialmente futuros veículos de abuso por parte de algum espertinho que tenha o poder da persuasão. Mas devemos separar todos os excessos da religião, pois esses excessos não são religião, embora possamos estar tentados a pensar que é a religião que os produz. Normalmente não, quem os produz é um homem, deslumbrado com o poder que tem entre mãos.

No outro dia, ouvi dois sábios "professores doutores" elogiando os países islâmicos, pela sua capacidade de terem uma política religiosa do império da religião política. "Admiro muito aqueles países que não têm medo de unir tudo aquilo que é cultural, inclusivamente a religião e a política", dizia um. "Eu não o teria dito melhor, meu caro", dizia o outro.

Não percebo como ainda insistimos em brincar às políticas misturadas com religião. Não dá para ver que este cocktail sempre deu mau resultado? Fundamentalismos religiosos não existem. Não metam a religião ao barulho, isso não tem que ver com religião. Fundamentalismos pessoais, isso sim, é disso que se trata. E são sempre um erro, pois conduzem a paixões políticas incontroláveis e pouco férteis em razão. Ademais, descredibilizam a religião.

Já Jesus dizia (e posteriormente São Paulo repetiu), "A César o que é de César, a Deus o que é de Deus". Oxalá sempre nos lembrássemos disto, principalmente aqueles que têm tempo de antena persuasiva. Tal poder deverá ser usado com a maior responsabilidade. O primeiro filme do Homem Aranha tem um lema: "With great power, comes great responsability". Mas espero que não seja um lema só para heróis.

E quando a autoridade de César colide com a autoridade de Deus? Essa é matéria para outro postal. Para já, fico contente se não nos esquecermos de separar os excessos da religião dela própria. Porque embora a comunidade religiosa seja importante para o culto, a religião não se deve resumir a isso. Deverá haver sempre um espaço para a relação pessoal entre o "eu" e o divino. Esse espaço é pessoal, íntimo e construtivamente (porque nos contrói) crítico. Há um diálogo com o divino que modera as nossas posições e nos traz bom-senso e aprendizagem.

Quando escutarmos um discurso religioso, não tenhamos medo de desvalorizar alguma mensagem política que o orador possa proferir. Essa mensagem vale o que valem as suas palavras como cidadão, e não como sacerdote ou profeta. E como cidadão, deveria escolher outro cenário para pregar política. Não esqueçamos também que a política às vezes invade os terrenos da moral e do foro pessoal da religião (como por exemplo neste caso recente do aborto). Quanto a estes aspectos, é desejável que os sacerdotes se pronunciem, pois são matérias onde os sacerdotes foram os invadidos e não os invasores.

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Convite

É convite público, promovido pela Real Associação de Lisboa, que Monárquicos, associados, apoiantes ou curiosos sobre a Causa Real compareçam no Terreiro do Paço. Hoje, em Lisboa, pelas 17 horas, para Homenagear os Portugueses exemplares que ali perderam a vida na primeira década do século XX.

Apareçamos, para afirmar apoios ou aprofundar conhecimentos sobre o outro sistema, plausível, que nos governou e que, actualizado, poderá voltar a Representar-nos. A Monarquia.

TAM

1º de Fevereiro

Hoje, Quinta-Feira, o dia veste-se de tristeza. Assinala-se o assassinato d' El-Rei D. Carlos e do Príncipe Real D. Luiz Filipe. A Rainha D. Amélia e o Príncipe D.Manuel(futuro, pela morte do pai e de seu irmão legítimo herdeiro do Trono, D.Manuel II)sobreviveram. Porém, a Monarquia só se manteve dois anos... em 1910 dá-se a Proclamação da Républica Portuguesa.
Deste modo, é este crime(assassinato é muito grave, quando interessa que assim seja visto), cometido a 1 de Fevereiro de 1908, que marca profundamente as pouco civilizadas tentativas republicanas de mudar o sistema político nacional. É numa vergonha pública que eles se baseiam e através dela que prosperam(o País, esse, só tem regredido).

De Luto, ainda para mais por se tratar de um Soberano de iteligência e lucidez que poucos presidentes da República demonstraram ter,

TAM