segunda-feira, abril 23, 2007

a direita portuguesa ficou sem partidos


Paulo Portas ganhou as eleições directas do CDS, perdão, PP, com coisa de 75% dos votos expressos, ou talvez independentes. No discurso de vitória, falou de uma "era pós-ideológica" que vivemos, e que por isso quer aproximar o partido às preocupações dos portugueses. O que quer isto dizer? Significa que fica aqui uma justificação prévia para sempre que o PP abandonar os valores do partido: é porque não resolvem as preocupações dos portugueses nesse momento. Quando for preciso, o PP voltará a ser bengala de poder, em princípio do PS. Já não será a primeira vez, e dão-se bem assim.

Vejamos: o CDS-PP foi, às vezes, ou tem tentado ser, um partido de valores ditos de "direita". Com Paulo Portas, deixa definitivamente de o ser. A "realidade" para ele é agora mais importante que os valores. O seu discurso encaixaria na perfeição num comício do PS. E sem mudar uma vírgula. Porquê? Os valores não têm de ser reais, têm de ser orientadores, estão na dimensão do dever ser, mais do que na dimensão do ser. Os valores devem puxar-nos para cima, elevando a nossa realidade, e não apenas interpretando-a tal como realmente é. Para toda a esquerda socialista e agora também para Portas, estas duas dimensões colapsam-se numa só: passa a ser só a dimensão real, aquela que importa. Já não há espaço de ideologias, nem para valores. Já nada nos eleva.

Não acredito que o CDS-PP vá acabar agora, mas a direita dos valores ficou esvaziada de partidos. O CDS-PP deixou de ter consistência: não é de direita, não é de centro, não é de esquerda. É daquilo que der mais jeito às "preocupações dos portugueses". O PP até pode ser fixe, mas ficou sem espinha.

Na fotografia: Paulo Portas, sem corantes nem conservantes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Falta algo neste postal (e não é um ferrero roche) é "Na fotografia: Paulo Portas, sem corantes nem conservantes." nem com o pivôt do dente que falta!
Saudações

Sandokan disse...

Caro Compal Vital, um destes dias ponho duas fotografias de PP em datas diferentes, e descobrimos 7 diferenças ou mais. Um abraço