segunda-feira, abril 16, 2007

eleições francesas e outros recados

A primeira volta das eleições em França está aí à porta: dia 22 de Abril, próximo Domingo, os franceses decidirão quem querem que passe à segunda volta para o duelo final (a menos que algum candidato ultrapasse os 50% dos votos, situação improvável). Nicolas Sarkozy (em 1º lugar nas sondagens com 28% das intenções de voto) tem agitado muito os corações em Portugal, graças às suas declarações em relação ao assunto da emigração em França, onde é mais exigente e restritivo que todos os outros candidatos, à excepção do velho Le Pen.

Não sei se descansa os familiares de portugueses que trabalham em França, mas Sarkozy deu hoje uma entrevista à Rádio Alfa e elogiou a forma exemplar como os portugueses vivem em França e ainda classificou o mister Barroso como um "homem de grande qualidade", defendendo-o das críticas de Ségolène Royal (em 2º lugar nas sondagens com 24% das intenções de voto), que o considera demasiado liberal.

Em 3º lugar aparece François Bayrou ainda pode surpreender, embora já tenha pouco tempo e apenas 18% das intenções de voto. Mesmo assim, os constantes disparates ditos pela pouco preparada Ségolène ainda podem mudar a opinião algum francês menos apaixonado. Os socialistas apostam numa mulher charmosa, porque é Primavera. Gostava de ver como seria se estivéssemos no Outono.

Jean-Marie Le Pen vai em 4º lugar nas sondagens com 14%, e desta vez com poucas probabilidades de chegar à segunda volta, como aconteceu nas últimas presidenciais francesas contra Chirac, quando o Mundo apanhou um susto.

Na altura, a multiracial selecção francesa estava em baixo de forma, e como o povo se esquece rápido, pois os triunfos de '98 (Mundial) e 2000 (Euro) também foram graças à mesma selecção, Le Pen soube capitalizar esse descontentamento. O futebol foi um veículo de manipulação sentimental das massas, instrumentalizado pelos políticos. Como quase sempre, a paixão é melhor instrumento que a razão, quando o objectivo é obter o poder. Cá em Portugal, como sabemos, o futebol é a mais forte e consensual paixão que temos, enquanto massa manipulável e sinistra que é isto de sermos "povo". Quando os políticos de cá descobrirem como lidar bem com este bicho, estamos feitos. E para lá caminhamos, em condições. Valentim e Avelino são apenas tubos de ensaio autárquicos para projectos mais ambiciosos a nível nacional, e só assim se explica porque ainda se vão mexendo.

9 comentários:

Anónimo disse...

Sarko, Sarko, Sarko, Allez Sarkozy!

Anónimo disse...

José, Maria, José Maria Le Pen!! Ami Le Pen, aguenta-te nas canetas.
Aos outros: façam boa viagem.

Anónimo disse...

Não posso deixar de ter como interessante a maneira como Mme. Royal é aqui referida...
Assás divertida, aliás.
Do mal o menos, nem sei bem quem deve ganhar.
Tal como aqui é referido, Sarkozy é, possivelmente, o melhor posicionado, e quem sabe, o "melhor" destes candidatos.
Não posso deixar de relembrar o episódio por ele protagonizado, quando (bem ou mal) chamou escumalha a quem andava a provocar graves disturbios na ruas da periferia de Paris. Não procuro classificar quem o fez, apenas reflectir sobre a melhor forma de os integrar na sociedade.
Afinal de contas, nós próprios, no nosso Portugal, também nos debatemos com o drama da integração social, embora a uma escala muito inferior.
Saudações Lusitanas.

Sandokan disse...

Meu caro Provinciano, uma vez mais o saúdo com toda a amizade pela sua simpática visita a esta casa. Chamo a atenção para a entrevista de Sarkozy no Le Figaro:

http://www.lefigaro.fr/election-presidentielle-2007/20070417.WWW000000420_sarkozy_le_vrai_sujet_ce_sont_les_valeurs.html

A mim, convence-me. Um abraço

Anónimo disse...

Até que enfim!
Assim se vê como importa manter sempre alguma esperança...!
O Sandochas, de vez em quando, tem um ataque de bom-senso e bom-gosto e escreve um post bastante acima da média. E que não é demasiado longo, fazendo juz ao título do seu blogue. O que, hélas!, raras vezes acontece.
Se conseguir manter o nível, talvez um dia consiga fazer as esquecer a verborreia alucinada do TamTam...!

O Internauta Descerebrado.

Anónimo disse...

gosto muito de queijo président

Anónimo disse...

ó vital (espero que não moreira), eu cá não confiava muito no queijo président! dizem que é azedo, como tudo o que é republicano.

Anónimo disse...

Obrigado pelo aviso. Agora vou entrar em preparação psicológica para o dia de amanhã, dia de luto nacional.
Saudações Monárquicas

Anónimo disse...

Porque é que o senhor da última fotografia tem uma placa que mistura o inglês com o francês e pede "A CANETA PRESIDENTE"? estes franceses são mesmo estúpidos