domingo, abril 01, 2007

Os dois Grandes Portugueses

É verdade Caro Napoleão -TSM. Esse texto, ainda que simplificado, serve de base -juntamente com outros artigos que os jornais foram publicando- para uma análise detalhada e atenta da situação. Por duas razões merece a nossa atenção: por ter sido uma lista tão bem recheada e na qual tristemente venceram os menos amplamente aceitáveis e, também, por não se tratar de um programa isolado da sociedade que, em certa medida, representa o que as pessoas pensam.
Merece atenção e merece também que se tente promover os movimentos mais amplos que têm faltado para o esclarecimento público de vários temas, entre os quais acerca da História de Portugal. Nesse campo, têm os Historiadores nacionais feito pouco e, criticando eles o Prof. José Hermano Saraiva, nem minimamente se aproximam dos esclarecimentos -com maior ou menor grau de rigor- que o senhor vai passando aos Portugueses.
Em vez de recusar(como diversos Historiadores fizeram) e menosprezar Personalidades e Programas que motivam o debate e aprofundamento da Identidade Nacional, talvez seja melhor trabalhar para que um dia possamos ter uma votação para a qual se saiba votar, isto é, se tenha conhecimentos sobre o que/quem está em causa.

Há o Plano Nacional de Leitura, o Programa Cuidado com a Língua, houve o Os Grandes Portugueses. Este é o caminho, mas para ser bem aproveitado deve-se ajudar antes de colocar em votação(por exemplo a apresentação que cada defensor fez sobre o seu Grande Português foi positivo, porém faltou o apoio dos meios essencias: a Sociedade Historiográfica Nacional) o que quer que seja.

O esclarecimento que houve, foi totalmente tomado pela política. De tal forma que até as Especiarias parecem nada ter valido para e em Portugal.
É a luta partidária extremada e desajustada a tomar o monopólio social através das grandes correntes ideológicas: o Comunismo e o Nacionalismo.

TAM

1 comentário:

Anónimo disse...

Depois de muita verborreia sobre o assunto, de quem acha q pq escreve, logo existe, eis finalmente um texto inteligente e bem escrito sobre o assunto , q diz tudo o q há a dizer. Ñ sôr Tam, ñ é o seu. É este: http://expresso.clix.pt/COMUNIDADE/blogs/antonio_pinto_leite/archive/2007/04/02/31555.aspx
Leiam, aprendam, embrulhem, e deixem de ser ridículos. Dizem q o Pelé com uma caneta no pé seria um Poeta. Onde é q o sôr tem a sua?Coma pão de ló com paprika.