quarta-feira, fevereiro 01, 2006

1º de Fevereiro de 1908

Esta tarde decorreu, no Terreiro do Paço, uma Homenagem a Sua Majestade, o Rei D. Carlos e ao Príncipe Real, D. Luís Filipe, pois faz hoje 98 anos que a Família Real, ao chegar a Lisboa regressando do Palácio dos Duques de Bragança, na bela Vila Viçosa, sofre um atentado do qual só saíram com vida a Rainha D. Amélia e o Príncipe D. Manuel, futuro D. Manuel II, Rei de Portugal. O atentado foi protagonizado por um tal Buíça que, infelizmente, disparou contra a Carruagem Real e alvejou fatalmente Sua Majestade o Rei D. Carlos -dá-se o Regicídio- e Sua Alteza Real o Príncipe D. Luís Filipe.
A Homenagem foi organizada, e bem, pela Real Associação e estiveram presentes, entre outros, Sua Alteza Real D. Duarte Pio bem como D. Isabel de Herédia-os Duques de Bragança-, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que não raras vezes nos presenteia com a sua Educação e Patriotismo, para além das pessoas que se quiseram juntar à Homenagem tão digna quanto merecida.
Pois bem, as minhas saudações, o meu respeito e votos de que mais Homenagens se sigam a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para Enaltecer uma vez mais a Nação Portuguesa.
TAM

6 comentários:

Anónimo disse...

É claro que a comunicação social não esteve presente pois não?

Tiago disse...

Caríssimo Leitor, a comunicação social, para grande surpresa minha, até esteve presente. É óbvio que não fez capa informativa da homenagem, porém, pelos menos algumas televisões, marcaram presença.
Agradeço o seu comentário. Saudações, TAM

Anónimo disse...

De facto, eu acabei por ver a notícia no Correio da Manhã, no Público e no Diário de Notícias. Embora em poucas linhas, gostei da forma como foi escrita no Correio da Manhã e no Público, onde vinha inserida no Histórias da Cidade. Embora os artigos estivessem um pouco confusos gostei. Do que eu não gostei muio foi da forma com o DN retratou a notícia, com alguma dose de republicanismo assanhado à mistura mas até isso é enriquecedor e só o facto de não ter havido censura já é muito bom.

Flávio Santos disse...

Curta mas expressiva e sentida nota. Parabéns.

Tiago disse...

Caríssimo Leitor Paulo Selão, vejo que esteve atento às notícias informativas recentes. De facto, contra o que poderíamos pensar, a comunicação social deu alguma relevância à Homenagem Real. Estou certo que não tanta quanto gostaríamos, porém, deu!
Concordo com a visão que Vossa Senhoria tem dos textos: confusos e demasiado "republicanizados". Contudo, há que desculpar a incultura alheia e tentar alterá-la, paulatinamente, com um contributo conciso e forte.
Saudações, TAM

Tiago disse...

Caro F.G. Santos, é com prazer que leio o seu comentário, Vossa Senhoria acaba de me presentear com um elogio que me toca particularmente: pois refere-se a um texto em que abordei um tema que me é querido, o Regime Monárquico.
Aproveitei para ver o seu blog e desde já lhe dirijo as minhas felicitações. É pleno de conteúdo e bom-senso, não esquecendo o carácter Monárquico que me pareceu assumir.
Cordiais Saudações, TAM