A História(disciplina histórica) é uma ciência que, "desde sempre", se ocupa do estudo dos factos passados, com maior ou menor rigor, de forma mais ou menos aprofundada. No entanto, apesar da sua longevidade inegável e do seu carácter desde sempre razoavelmente rigoroso na esfera política(história de Reis e Rainhas, Governos Dualistas, etc.) a História só a partir do século XIX, com o método Positivista, do sociólogo Auguste Comte, se converte realmente numa ciência humana. Para tal, a História serviu-se dos mais notáveis -e fundadores da Sociologia- sociólogos para imprimir um método, o positivista da crítica interna e externa, que lhe atribuísse um carácter verdadeiramente científico. Até então, era considerada -e bem, na minha perspectiva- por muitos, como um conjunto relativamente denso de factos empíricos, de carácter quase literário(realidade esta que não é de menosprezar, tendo em conta a importância vocabular, sintáctica, e outras, da Literatura).
Surge, deste modo, a História científica. E, assim, compreende-se mais facilmente, julgo, a ligação e "troca de saberes" entre a História e as novas ciências, nomeadamente a Sociologia e a Economia.
Agora falta caracterizar o Positivismo nos seus traços mais gerais, para compreendermos a sua concepção de História, porém, disso, falarei noutro dia.
Saudações, TAM
terça-feira, fevereiro 21, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário