terça-feira, março 21, 2006

Bem-vinda Primavera

Inicia-se hoje, dia 21 de Março, a entrada numa nova Estação do Ano: na Primavera. Deixamos para trás o frio, os cachecóis e a natureza "despida" do Inverno para evoluir para um período infinitamente mais colorido(e animado, diria eu, mas esta análise já é muito própria). Floresce a natureza e, como que paralelamente, a boa-disposição e alegria primaveril humana. Não que se ande triste no Inverno -até podemos andar, porém, não se trata de uma inevitabilidade epocal- no entanto, que o os primeiros raios de Sol de Primavera são "rejuvenescedores", lá isso são. Não se trata de uma ideia que deva ser tomada literalmente, pois os raios solares são, quando em exagero, tudo menos rejuvenescedores -aumentam a probabilidade de envelhecimento da pele, quando, como em tudo na vida, em demasia. Trata-se de um rejuvenescimento de Alma e das motivações de cada um, que para Freud, por exemplo, se designava -e resumia- por Líbido.
Mas deixemos as recomendações Médicas e concepções Psicanalíticas para outra altura.
Agora devo sublinhar que a época do ano em que nos encontramos influencia substancialmente algumas pessoas mais "ambientalmente influenciáveis". E deveríamos ser todos, visto a vertente Ambiental/Natural assumir tamanha importância à vida do Homem. Portanto, aproveitemos os dias primaveris que devem estar a surgir para circular, para deambular(como diria Cesário Verde) pelas cidades, vilas e aldeias desse tão lindo Portugal. O que não falta nesta Nação são locais agradabilíssimos.
Como diz a música da Sra. Dª Simone(a Portuguesa, não vá haver confusões com a Brasileira), o sol de inverno não tem calor restando-nos, assim, o magnífico da Primavera e Verão.

TAM

Sem comentários: