quinta-feira, dezembro 21, 2006

Com Argúcia:

Ah e tal, os Diplomatas não servem para muita coisa. O que fazem, algumas vezes tarde de mais, também podia ser feito pelos Governos dos respectivos Estados em negociações.
Esta é uma ideia vulgarmente difundida pelos denominados "homens de acção", da Política ou das Forças Armadas, da qual não sou partidário. Porque não sou dela partidário nem partidarizado.
Digamos que a minha consideração pela Diplomacia é elevada; esta Nobre Arte que de há séculos aos nossos dias tanto dá que falar e tantos conflitos tem evitado... surgiu no século XVI, no contexto das querelas entre Cidades-Estados no espaço italiano(longe de estar unificado) e, na mesma época, com as lutas entre partidários do Papa e do Imperador(Carlos V e Habsburgos seus descendentes directos). Já é uma Senhora! Respeito!

TAM

3 comentários:

Anónimo disse...

Séc.XVI??!!
Então o Acontecimento da costela do Adão, o q é senão um acto de Diplomacia?! Toma lá.. dá cá...
Deu no q deu, esse primeiro acto de Diplomacia, mas o mérito a quem é devido, Respeito pela Senhora!
Arguto?! E tal...

Tiago disse...

LOL para si. Não, não me refiro a fantasias; falo de factos, aqueles que se comprovam.
Com Argúcia era para descer imediatamente e perceber que é um qualificativo da actividade Diplomática!
Ve-se que não percebeu, temos pena.
Abracinhos

Anónimo disse...

A diplomacia nem sempre é alvo do respeito que merece, pelos resultados que vai apresentando ao longo do tempo. Por um lado, compreende-se, pois os resultados não se vêem. Ainda bem! O objectivo, em muitos casos, sempre foi evitar conflitos armados, ou seja evitar que algo aconteça e não actuar pra que algo ocorra. Assim, talvez se compreenda o despreza que boa parte da população dá a diplomacia, não se compreende é o desprezo que muitos políticos, que deveriam ter uma sólida formação, dão a esta actividade.