sábado, dezembro 23, 2006

Mullah Osmani capturado

Ontem nós, NATO, eliminámos o Mullah Osmani num bombardeamento aéreo sobre a viatura, onde o general Taliban seguia com mais dois guerrilheiros que também morreram. É um avanço importante no processo de conquista do Afeganistão, mas não nos devemos iludir que os Talibans serão rápidos em arranjar um substituto. Em todo o caso, é um momento bom para os aliados procurarem agir na confusão em que estarão os comandos Taliban. O problema é que eles se escondem nas montanhas, onde combatem a 4000 metros de altitude com a perícia adquirida pelo hábito, coisa que as nossas tropas ainda não têm.
AVC

1 comentário:

Tiago disse...

As nossas tropas não têm nem terão essa perícia: só possível graças ao conhecimento do terreno no terreno. Menosprezar esse dado crucial é meio caminho andado para se perder uma Guerra.
António, não sei se a morte de um General é benéfica para alguma das partes e, se for, estou em crer que é para eles, que mudarão de estratégia. Para nós, são mais dores de cabeça, até conseguirmos perceber os métodos do novo Comando.
Gostei muito desta análise, vais sempre muito bem para a História(ou análise recente) Militar.
TAM