segunda-feira, outubro 17, 2005

O Nosso São Martinho

Olá, peço desde já desculpa se, o assunto que trago hoje, não é do interesse nacional, mas somente daqueles(bastantes e dedicados) que frequentam e amam a vila de S. Martinho do Porto. Esta extraordinária vila, já neste blog citada pelo meu caro Sandokan como o local ideal para um dia de reflexão, está, literalmente, num caos.
Neste recém terminado fim-de-semana tive o prazer de passear por aquela que é a vila do meu coração e, quando não é o meu espanto, deparo-me com um cenário no mínimo invulgar: os plátanos centenários do largo tinham desaparecido; o paredão, que nos primeiros anos de vida me serviu como passeio de aprendizagem da arte de bem andar de bicicleta, estava parcialmente remodelado e, ao que parece, as mudanças suceder-se-ão a um ritmo acelerado. Pois bem, que as requalificações das zonas históricas e caracterizadoras das localidades portuguesas estão na moda, já todos sabemos. No entanto, e porque neste caso o sentimento de tristeza me afecta de forma peculiar, espero sinceramente que as requalificações que por aí se realizam sejas positivas, com vista a melhorar o espaço físico de que as localidades e os cidadãos dispõem e não uma "mudança estética", superficial, que serve somente para alterar as boas e seculares tradições de tantos e tantos lugares desse tão lindo Portugal!
Votos de que a Luz ilumine as mentes responsáveis pelo projecto de tal requalificação (e de tantas outras que por aí se fazem), tendo por certo que São Martinho não é uma vila vulgar merecendo, portanto, um acompanhamento especializado, atento e elucidado do valor que aquela deslumbrante baía representa, desde há bons e longos anos, para uma parte relevante da população portuguesa, principalmente lisboeta, que ali goza os seus momentos de diversão: férias, fins-de-semana, etc.
Estarei sentidamente atento, TAM

Sem comentários: