domingo, junho 11, 2006

10 de Junho(com Reis), em Constância

Ontem, dia 10 de Junho, passei o meu dia na belíssima zona ribatejana de Constância onde vislumbrei, com ignorância minha, um "arraial popular", inclusivé com reconstituição histórica de Ordens, motivado e acolhedor. Pensei tratar-se de mais uma Celebração dos Santos Populares, dos quais sou devoto, no entanto, tanta boa-vontade era só(e tanto que é!) para comemorar o dia 10 de Junho, dia este em que, corria o ano de 1580, morreu o poeta Luiz.
Em Contância, o Orgulho que sentem pelo facto de Luiz de Camões ter escolhido aquele lugar para sua casa transborda a olhos vistos e, numa época em que o sentimento de Identidade Nacional e Amor à Nação parecem assuntos menores e, portanto, assumindo um papel tão secundário, apraz-me trazer exemplos de valor, contra-corrente, que -com a felicidade acrescida de terem sido por mim vivenciados no Dia de Portugal- assumiram, realmente, um lugar especial no meu livro íntimo de Prazeres e Honras.
É, pois, assim, que o peito ilustre Lusitano/ A quem Neptuno e Marte obedeceram., volta a ser valor mais alto que tudo aquilo que a Musa antiga cantou.

Seguiu-se uma noite musicada fantástica, em Português, num carácter intimista e familiar... honras nenhumas poderia eu ter tido para além de tão adorável convite. Um Agradecimento especial aos meus amores,
TAM

Sem comentários: