sexta-feira, junho 30, 2006

Eu digo A, tu dizes B. Então eu sou 1 e tu és 2!

O Nascimento, como a Linguagem, segue códigos rígidos(através da educação) que nos aproxima, desde logo, dos que nos estão social e culturalmente mais próximos e podem, hipoteticamente, vir a ser os nossos braços-direitos. Mas isto, analisado com dedicação -é uma temática que aprecio especialmente- é muito complexo e pode ser consideravelmente nefasto. E exponho-vos a minha reflexão: nascemos no seio de uma Família que, naturalmente, tem Amigos com quem se relaciona intimamente e com quem partilha códigos: de gosto, de estar, de ser, de pensar, de querer. Contudo, e supondo que os Amigos tenham descendentes de idades próximas, a nossa relação -embora de infância- pode não ser a mais querida e fraterna, pois tal como podemos ambos seguir as regras e atitudes de nossos Pais(e portanto seremos também nós parecidos) pode ser somente um de nós a segui-las, ou sermos ambos terrivelmente diferentes: entre nós e dos nossos Pais. Assim, esta Relação de infância pode não ser de Amizade, ou sê-lo-á na medida em que nos respeitamos e cumprimentamos com uma atitude familiar. Porém, passionalmente, os Amigos são os que escolhemos e não os que, de alguma forma, apareceram no nosso caminho, sem que tenhamos desejado que nele continuassem e que para ele contribuíssem activamente, ou nos foram subtilmente impostos.
Também na Linguagem, que é muito mais que a Língua(a Língua que cada um transporta enquanto identificadora com um colectivo mais vasto, uma Nação, é também importante), os códigos podem ser facilitadores de aproximações, na medida em que os estratos sociais comunicam efectivamente com discursos semelhantes e estes possibilitam que as trocas e a aceitação seja mútua, criando um ambiente de pertença que é agradável ao Ser Humano enquanto ser social que parece ser. No entanto, os diferentes códigos, regras e termos linguísticos afastam, não raras vezes, indivíduos que se estimam e nutrem sentimentos recíprocos de fraternidade manifestados naturalmente no decorrer do processo de socialização(que já se pode desenvolver com elementos de outros estratos). E outros há, que embora se detestem, levam a cabo uma tentativa frustrada de manutenção das aparências: ou porque ambos dizem X, ou porque são N.
Nestes casos, a Linguagem e o Nascimento podem ser perversos, afastando, à priori, pessoas que naturalmente tendem a manifestar comportamentos e raciocínios numa linha próxima, sendo que a linha ténue que os separa é de clara organização social, criada pelo Homem, e de cariz divisionista.
Portanto, se o código linguístico, ou o Sangue, superficialmente, nos identifica com A ou com B, este não é o mais relevante para a Natureza Humana. Pois ela tende a aproximar indivíduos sem consultar imposições sociais ou vontades de outrém e cria, normalmente, entre amigos como entre comunicadores, ligações que são infinitamente superiores às separações que qualquer regra parece separar, numa primeira análise.
Assim sendo, é a Nobilitas Literaria e a linguagem da Verdade, do despojado de interesse ou obrigação, que move as sociedades humanas.
Quero lá saber se diz vermelho ou encarnado: como é Pai quem se preocupa, é Amigo quem nos Ama(e nós Amamos)... Nem tão pouco interessa a "azulidade"(que já nem sequer é a Tradicional, agora é atribuída pelas revistas cremes/acastanhadas) de Sangue: é mais Nobre o Coração Azul.

...na actualidade verifica-se e defende-se o contrário, mas vivemos numa sociedade sem Valores, portanto é melhor não ser norma!
TAM

2 comentários:

Anónimo disse...

Completamente de acordo!


...Para já te dou os parabéns: este texto, para quem já leu outros tantos escritos por ti, soou-me a diferente...
Parece que estão a actuar em ti as forças da maturação da escrita...(fora de questão depreender daqui que a tua escrita não seria já madura, que o era e, para além disso, não sou ninguém para fazer esse tipo de julgamentos)... Entenda-se, pois, por maturação, mudança.
Acredito que a mudança, como forma de crescimento, é o caminho para a maturidade...com passos adiante e para trás.


Força e que reveles sempre o que pensas... igualmente ao habitual- a como sempre fazes- ...ou não!



És tu quem constrói a tua canoa...

Se esta afundar, sempre podes tentar alcançar a margem a nado; mas o mais fácil será construir de base uma canoa bem feita, original, robusta, com as suas fragilidades, mas de troncos fortes...

assim é a vida...

ou assim deveria ser...

...

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... Air spain discount military travel butalbital cheap Daisy chain bead necklace pattern best value honeymoon destination asian womens project Reno exotic car rental nv zyban versus wellbutrin Cfsa registered payday advance companies http://www.group-sex-1.info/gainesville-porn.html sai spain travels heavy women hardcore on sale cast iron dutch ovens http://www.american-airlines-5.info/opex_local_phone_service_provider.html Guide wellbutrin drug information w http://www.wireless-headset-cell.info Mayfair bingo san francisco travel coupons baseball triple crown