terça-feira, junho 06, 2006

Citações

As Citações... tão recorrentes quanto interessantes são, principalmente nos meios académicos e eruditos mais fechados, difíceis de justificar. E, se surge a hipótese de desenvolvermos ideias e noções, não raras vezes chegamos a conclusões que nos remetem, intelectualmente, para outros textos, ideias, noções, etc, com conclusões idênticas no conteúdo áquelas que nós defendemos, escritas por autores/pensadores relativamente reconhecidos. Deste modo, e referindo-me às conclusões que se tiram através de reflexões próprias e não por plágio, como se consegue provar que aquela ideia também "é nossa"? Ou melhor, como provamos que chegámos a ela provavelmente por termos conhecimento das mesmas tendências e influências que os ditos pensadores também tinham? Isto é possível e, até, bastante provável. No entanto, quando utilizamos um fruto da nossa análise, frequentemente somos acusados do tão vulgarizado plágio, pois a conclusão ja existia com outra autoria ou está, de facto, próxima de citações consagradas.
Creio, agora, que depois de bem defendido se conseguirá percepcionar que uma dada ideia é fruto de um raciocínio autónomo, todavia, esse tempo de explicação nem sempre é disponibilizado e passamos diversas vezes por "preguiçosos intelectuais".
Não me choca que alguém, se consultar as obras e vivenciar as mesmas experiências que Karl Marx investigou e viveu, chegue a algumas conclusões a que ele tembém chegou e, de alguma forma, difundiu. E isso, espero, não torna ninguém num imitador e descarado aproveitador do conceito -por exemplo- de capital.

Este texto surgiu no seguimento de uma motivadora cavaqueira, pelo que considero que tem dois autores. Eu e o Gundisalvus, também colega de Blog. Devo confessar que também tinha a ideia que algo que já havia sido concluído por alguém ficava dessa pessoa, mas o meu Amigo Gonçalo muito sensatamente explicou que também nós podemos concluir na mesma linha sem que para isso tenhamos plagiado alguém... contigo só aprendo preciosidades, és REALmente Digno.
TAM

Sem comentários: