domingo, junho 10, 2007

as celebridades e o american dream

"Mom, this isn’t right.", disse Paris Hilton quando o juiz a mandou voltar para a prisão, após ter saído por causa de um problema de saúde não especificado.
Paris Hilton foi presa por conduzir sem carta, depois da carta ter sido confiscada por esta loiraça conduzir embriagada.
Os Estados Unidos ficaram indignados quando se começou a desenhar um tratamento preferencial na cadeia a Paris Hilton, por esta ser uma celebridade.
Mas... porque é Paris Hilton uma celebridade nos Estados Unidos? Por várias razões:
1. É herdeira do império hoteleiro Hilton.
2. Foi apanhada num vídeo escaldante amplamente divulgado na internet.
3. Aproveitou-se desse escândalo que a tornou mais mediática para se tornar cantora. O que é preciso para se ser uma cantora pop? Se pensou que era preciso cantar bem, enganou-se. Basta ter-se dois palmos de testa.
4. Cobra dinheiro para aparecer nas festas e nas revistas da moda.
5. É modelo e tem um comportamento extravagante. Mas Paris Hilton tem uma particularidade que pouca gente ainda reparou. Aparece sempre com os pés tortos, como se estivesse atrás de um balcão. O que é preciso para se ser modelo? Nada. Modelo de quem? Dos mesmos que papam tudo quanto é reality shows.
Mas não serão todos estes pontos que vimos atrás contra o ideal que existe de american dream, onde a meritocracia e a moralidade é que seriam as principais escadas para o sucesso?
Andará o american dream pelas ruas da amargura? A ideia de celebridade, nos dias de hoje, parece combater este já antigo ideal americano.

3 comentários:

Anónimo disse...

O american dream não tem muito a ver com moralidade, tem mais a ver com individualismo e trabalho...

Mas tem toda a razão, sandokan.

Anónimo disse...

Meu caro Ayatollah Khomeini, o "american dream" é de facto um sonho muito difuso, cada vez mais. Quando falei de moralidade, estava a pensar na herança puritana na construção do sonho americano. O trabalho eleva o espírito, segundo os mesmos puritanos que tanto influenciaram a cultura norte-americana, mas acompanhado de um rígido código moral. O american dream de hoje perdeu muita da moralidade, tem toda a razão. E o individualismo que dantes se combatia com o forte associativismo que se viveu durante a História dos EUA, hoje impera sem grande oposição. O "american dream" mudou muito, e as maleitas que o Ayatollah sugere parecem-me bastante certeiras, e concordo consigo.

Os meus cumprimentos e obrigado pelo comentário

Anónimo disse...

mas que a gaja é boa, ninguém pode discordar!!!
a nao ser um maricas, como o mike