sexta-feira, novembro 11, 2005

Direito de resposta

Caro amigo Pirata:

Agradeço desde já a tua opinião, que vem contribuir para o reacendimento deste debate que tem sido bastante interessante e que está longe de gerar concordâncias.

Penso que te equivocaste ao dizer que eu apelava ao voto branco, quando eu na verdade apelei ao voto nulo. No entanto, penso que a tua intenção não fica desvalorizada por isso. Eu apresentei o post "O porquê do voto nulo" como uma sugestão a quem sente o quão desconfortável é viver numa República democrática, mas presidencial. E, ao mesmo tempo, quer exercer o direito de voto, para uma melhor cidadania. Então, uma possível solução, e a meu ver a melhor, é a do voto nulo, bem mais expressivo e forte que o voto branco profetizado pelo Nobelizado das Canárias.

Acredito que muitas pessoas estão na mesma situação, duvidosos quanto ao que fazer nas próximas eleições presidenciais, e alguns apresentando outras alternativas sérias tal como vemos no http://voto-branco.blogspot.com , gentilmente indicado pelo "Misantropo Enjaulado".

Sinto que não fujo em demasia à verdade se te disser que tu defendes que practiquemos o chamado "voto útil", pois nestes próximos anos não teremos uma Monarquia (que se trata de dar um Rei à República!), só a longo prazo. Porém, este voto (f)útil só nos alargará ainda mais esse prazo. Se não começarmos a agir de imediato, quando mudaremos este sistema? Ser patriota e pensar em primeiro lugar em Portugal não é fazer tudo para que o que está mal, mude? Ou será alinhar nos erros e adiar ainda mais o sistema que mais nos convém, a Nós Portugueses?

Para além disso, não compreendo a tua insistência em votar nestes candidatos presidenciais, embora respeite, pois claro. Mas, vemos concorrer duas pessoas que foram talvez das que mais gravemente feriram a Nossa Pátria nos últimos anos, desde o 25 barra 4: o descolonizador errático e o catedrático de Boliqueime. Depois, outros dois que feririam Portugal mais ainda, se pudessem. Felizmente, pouco podem. E não te estou a ver votar no vate estatuado vivo.

Não me sinto num dilema entre ser Português ou ser Monárquico. Isso não existe. Sou Português e sou Monárquico e as duas coisas convivem na perfeição em minh'alma, pois são da mesma natureza patriótica.

Um grande abraço,


AVC

Sem comentários: