segunda-feira, novembro 21, 2005

Tributo à Pintura

No ano de 1857, neste dia, nascia aquele que mais tarde viria a ser um dos maiores pintores portugueses de sempre: Columbano Bordalo Pinheiro.
Nasceu em Lisboa, onde estudou e morreu. Porém, rumou em 1881 para Paris, para aprofundar a sua formação, com uma bolsa custeada(secretamente, na época) por D. Fernando de Saxe-Coburgo, viúvo da rainha D. Maria II. Na Cidade-Luz conviveu com grandes nomes da Pintura mundial, como Manet, e expôs o seu quadro «Soirée chez lui», muito bem aceite pela crítica de então.
Celebrizou-se na pintura de decoração e nos retratos. Tem, como imagem de marca e legado para a História Nacional, as pinturas da sala de recepção do Palácio de Belém, os painéis dos «Passos Perdidos», na Assembleia da República, e o tecto do Teatro Nacional.
Columbano Bordalo Pinheiro, lembrado entre nós principalmente pela bela avenida a que dá o nome, em Lisboa, merece mais: conheçamos a sua obra!

O famoso quadro «Soirée chez lui» pode(e deve) ser observado no Museu de Arte Contemporânea de Lisboa, com o título «Concerto de Amadores».
TAM

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom pintor? Só os retratos..os quadros dele no palácio de Belém (que estão agora em exposição na Ajuda) são um desastre.. ;)