terça-feira, novembro 01, 2005

O porquê do voto nulo

A intenção do meu voto, provavelmente, pouco interessa para a maioria dos e-leitores deste blog. No entanto, sei que há muitas almas com o mesmo problema que eu, com a chegada das eleições que se aproximam.

Sou por uma ideia de que deve haver mais (e melhor) cidadania. Então, por isso, voto. No entanto, sou monárquico e como qualquer monárquico, deparo-me com a dúvida sobre o que fazer aquando das eleições presidenciais. Sendo coerente com a ideia de mais cidadania, a abstenção fica, a custo, posta de parte. Assim, sobram duas opções para mostrar o discordância para com o sistema presidencial: ou o voto branco ou o voto nulo.

Infelizmente, um premiado Nobel que me irrita profundamente, defendeu à pouco tempo num livro que o melhor voto de protesto seria o voto em branco. Mas o voto nulo pode querer dizer mais alguma coisa, talvez uma discordância maior. Por isso e pelo facto de o voto branco ser bandeira de alguém por quem a minha consideração é também pálida, voto nulo. Escrevo no boletim "Viva o Rei" e fico bem com a minha consciência enquanto cidadão e também enquanto monárquico. Não vou fazer (para já) campanha pelo voto nulo, mas fica antecipadamente já aqui a minha sugestão, para todos aqueles que verificam a mesma desconfortável situação...


AVC

5 comentários:

Paulo Cunha Porto disse...

Meu Caro Sandokan (AVC):
Conforme creio ter-lhe chegado por Outra Via, tomei a liberdade de citá-Lo e comentá-Lo em
votoembranco.blogspot.com
Um abraço

Sandokan disse...

É uma honra ser citado pelo Misantropo! Não consigo ir ao blog que me diz mas vou continuar a tentar e agradeço a citação.

Parabéns pelo artigo "The Day After" que lança um olhar sobre o mito que é o Marquês de Pombal. Fiquei hoje a saber que Pombal teve uma especial preocupação de antecipadamente seleccionar a bibliografia visível que deixou após morrer, de modo a que as pessoas tivessem uma boa impressão do que ele fez, vendo só o dourado que ofuscava os podres, alguns dos quais comentou o Misantropo nesse superior artigo. Com a propaganda que ele fez de si até depois de morto, começou o mito, posteriormente alimentado por outros interesses obscuros como os da Maçonaria e o Republicanismo, que em tanto se confundem.

Obrigado pela cortesia e um abraço!

Paulo Cunha Porto disse...

Meu Caro Sandokan:
Penitencio-me, confundi o título do blogue com o "link". Na verdade é assim:

voto-branco.blogspot.com

Um abraço.

Roberto Iza Valdés disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sandokan disse...

Caro Misantropo,

Já fui ver o voto-branco e uma vez mais agradeço a gentileza da citação e do aviso. Li com gosto, como sempre.

Um abraço,
AVC

P.S.: A Outra Via já me contou a conversa ;)