sexta-feira, novembro 11, 2005

O voto nulo continua a dar que falar

Caro Pirata:

O Presidente da República tem poderes, mas poucos. Felizmente. O bom e mau uso desses poderes não são a maior causa do bom ou mau rumo que o país percorre. Felizmente. Logo, na sua feliz limitação de poderes, o Presidente pouco pode para fazer face a um bom ou mau Governo e a um bom ou mau Parlamento, esses sim, bastante mais poderosos. Um Chefe de Estado essencialmente representativo, como o PR é, deve ser acima de tudo um exemplo coerente, de união e constante nas suas funções.

Um exemplo coerente: a Família Real. Um exemplo de união: a admiração e maior consenso que a Instituição Real despoleta nos cidadãos. Uma constância nas funções: que só pode ser garantida com a continuidade de uma Monarquia.

Com isto, não é urgente dizermos basta e votarmos contra este sistema? Não é importante deixarmos de pactuar com este erro que nos vai vulnerabilizando a "globalizações" e nos vai enterrando na mediocridade de um sistema que defende a mudança do Chefe de Estado de 5 em 5 anos? Um sistema que deixa que o Chefe de Estado se suje em campanha com acusações, quando ele deve ser uma pessoa que reúna e não que desuna? E que elege um Presidente partidário, por mais que cantem outras tristes cantigas? Tristes cantigas sim, porque é triste. Não digo fados por o Fado ser Português, e não julgo que este seja o destino que Portugal merece.

Dizes bem, amigo Pirata, que o referendo deve ser realizado. Mas a seu tempo, primeiro precisamos de espalhar a palavra e esclarecer certos preconceitos de doutrinas Republicanas, Maçónicas, Abrilistas...

Para chegarmos a algum lado, uma maneira é votar nulo com um "Viva o Rei" ou um "Viva a Monarquia" inscrito no boletim de voto. Até sermos suficientes para nas estatísticas vermos aparecer:

Candidato A - %
Candidato B - %
Candidato C - %
Candidato D - %
Abstenção - %
Brancos/Nulos - %
Monárquicos - %

E assim crescer, com Portugal.
Um abraço,


AVC

5 comentários:

Anónimo disse...

Antes de realizar qualquer referendo é absolutamente fundamental esclarecer e refamiliarizar os portugueses com os autenticos simbolos de Portugal.
Sem a existencia desta autentica maratona, desta corrida de fundo não será possivel restaurar a Monarquia. Não é em escassas semanas de campanha do hipotético referendo que se conseguiria atingir o objectivo que traria de volta a alma e o sossego a Portugal. Que se comesse já! Quanto mais cedo melhor e se for possivel bater a todas as portas do país.
VIVA PORTUGAL
VIVA O REI
NÃO À INCOMPETENCIA, TRAFULHICE E FALTA DE SERIEDADE

www.pedra-no-chinelo.blogspot.com

Anónimo disse...

Errata: Onde se lê comesse deve ler-se comece. Foi um lapso; peço desculpa

Sandokan disse...

Concordo a 100 %, temos de começar já a espalhar a palavra! Gosto da palavra refamiliarizar. É mesmo isso que temos de fazer...

Um abraço

Anónimo disse...

Infelizmente, so hoje tive conhecimento do vosso blog, portanto, talvez o meu comentario ja venha atrasado, mas nao resisti!Vejo-me obrigada a concordar com AVC: para mim ser monarquico e ser bom portugues, o melhor portugues,e se nao me revejo em qualquer um dos candidatos nem considero que qualquer um deles defende os valores que considero essencias, porque por de lado as minhas convicçoes e aquilo que acredito ser o melhor para o meu pais?
Sendo assim,VOTO NULO,por amor em Portugal!

P.S.-Gosto mesmo muito de ler o que escrevem!Parabens!Passarei a ser uma leitora assidua!

Sandokan disse...

Cara Anónima:
Que saboroso, ler o seu comentário... muito obrigado, do coração! Em boa hora a recebemos, nunca é tarde e espero que se sinta em casa neste canto da blogosfera! Mais uma vez, muito obrigado pela simpatia e creia que é uma grande alegria sempre que sinto Patriotismo em alguém!

Com os melhores cumprimentos, AVC