terça-feira, novembro 15, 2005

São Martinho (do Porto)

Pois é, meu Caro Sandokan, o mês de Novembro deve despertar a nossa memórias sobre São Martinho e, com ele, sobre a bela vila a que tão valoroso Santo dá o nome.
O dia de São Martinho, o 11 de Novembro, faz-me lembrar, quase obrigatoriamente, aquela bela vila, de seu nome próprio (São) Martinho, seu apelido (do) Porto que, apesar do respeito que merece, tem sofrido sucessivos "ataques" aos quais, decerto, sobreviverá.
De facto, nunca é demais relembrar a suposta requalificação(profundamente descaracterizadora)que têm levado a cabo, para já, na zona baixa da vila, que compreende a belíssima Avenida Marginal e o famoso Largo do Turismo, para que os responsáveis por tal habilidade(nefasta) não julguem que os São Martinhenses de alma e coração estão desatentos!
A lenda Do São Martinho está, pelo Sandokan, magnificamente contada de modo que, considero que a homenagem a São Martinho, para além de já manifestada por mim no comentário "O nosso São martinho", está bem presente no espírito de todos aqueles que têm o privilégio de disfrutar daquele extraordinário Pôr-do-Sol, envolto no ambiente mais acolhedor e charmoso que tive, até hoje e quiçá para sempre, o prazer de vislumbrar.
Continuo atento, continuamos preocupados e temo-lo demonstrado das formas possíveis, porém, talvez, insuficientes, jamais dignas de acompanhar a imensa beleza de que tenho o prazer de referir, de que temos o prazer de adorar.

P.S.- Quero deixar uma saudação peculiar aos meus amigos Sandokan, pela erudição dos seus comentários e pela preocupação que demonstra têr pela nossa praia de eleição e ao Tomás que, ao ter conhecimento deste blog, prontamente se preocupou em analisá-lo e comentá-lo e teceu relevantes elogios aos conteúdos e forma do mesmo, Obrigado (a estes dois, também eles, grandes São-Martinhenses de coração).

2 comentários:

Sandokan disse...

Obrigado pelo simpático elogio. Os teus posts são sempre de grande interesse. Um abraço

AVC

francequisco disse...

é uma pena o sapinho nem ser capaz de perceber este texto...

SMP para os São Martinhenses (mas não para todos os que lá vivem...)