quinta-feira, dezembro 29, 2005

Confiar no Sono

(...)
Não gosto de quem não dorme, diz Deus.
O sono é o amigo do homem.
O sono é o amigo de Deus.
O sono é talvez a minha mais bonita criação.
Eu próprio repousei ao sétimo dia.
Aquele que tem coração puro, dorme. E aquele que dorme tem o coração puro.
É o grande segredo infatigável como uma criança.
De ter como uma criança esta força nos jarretes.
Esses jarretes novos, essas almas novas
E de recomeçar todas as manhãs, sempre novo,
Como a jovem, como a nova
Esperança. Ora dizem-me que há homens
Que trabalham bem e que dormem mal.
Que não dormem. Que falta de confiança em mim!
É quase mais grave do que se trabalhassem mal mas dormissem bem.
Do que se não trabalhassem mas dormissem, porque a preguiça
Não é maior pecado do que a inquietação
E até é um menor pecado do que a inquietação
E do que o desespero e a falta de confiança em mim.
Eu não falo, diz Deus, de esses homens
Que não trabalham e não dormem.
Esses são grandes pecadores, já se sabe. É bem feito para eles. Grandes pecadores. Pois que trabalhem!
Falo de aqueles que trabalham e não dormem.
Lamento-os. Falo de aqueles que trabalham, e que assim
Nisso seguem o meu mandamento, pobres crianças.
E que por outro lado não têm coragem, não têm confiança, não dormem.
Lamento-os. Levo-lhes a mal. Um poucochinho. Não confiam em mim.
Como a criança se deita inocente nos braços da mãe assim é que eles não se deitam.
Inocentes nos braços da minha Providência.
Têm a coragem de trabalhar. Não têm a coragem de não fazer nada.
Têm a virtude de trabalhar. Não têm a virtude de não fazer nada.
De se distenderem. De se repousarem. De dormirem.
Infelizes não sabem o que é bom.
Governam muito bem os seus assuntos durante o dia.
Mas não me querem confiar o governo durante a noite.
Como se eu não fosse capaz de assegurar esse governo durante uma noite.
Quem não dorme é infiel à Esperança.
E é essa a maior infedelidade.
Porque é a infedelidade à maior Fé.
(...)

Charles Péguy - O Pórtico do Mistério da Segunda Virtude (tradução de Henrique Barrilaro Ruas)


AVC

2 comentários:

Paulo Cunha Porto disse...

Ah, este livro sublime, de que me foi oferecido um exemplar pela Outra Via... Meu caro Sandokan, para si, para Ele e para a tripulação das «curtas...»:
UM BOM ANO NOVO!
E um abraço.

Sandokan disse...

Insufla-me o ego, saber que o Misantropo vem espreitar este recanto da Blogosfera. Um grande ANO NOVO! Um abraço