segunda-feira, maio 29, 2006
O que irá naquela cabeça?
sexta-feira, maio 26, 2006
Gundisalvus
Da forma composta do Germânico: Gunthi(combate) e Salwa(salvo), foi latinizado por volta do século VI d.C., tendo tomado -na Alta Idade-Média- a forma aglutinada de Gundisalvus. Resultou, em Português, Gonçalo. Entre as muitas formas arcaicas destacou-se a de Gundisalvo.
É com Prazer e Honra -sou eu que o escrevo mas estou certo que posso falar pelo grupo- que o "Curtas e Rápidas" recebe, fraternalmente, mais um colaborador, uma lufada de ar fresco e garantia de dignidade. De seu nome Gundisalvus, presenteou-nos com a sua amabilidade e prontidão ao aceitar o convite que lhe foi dirigido. É, assim, um privilégio enorme para todos nós, e para mim em especial, poder partilhar este Espaço tão Nobre com tão Nobre Amigo.
E lanço-te desde já, com base nesta imagem que te dedico, uma questão: o que tem este quadro a ver contigo?
Votos de felicidades e muito trabalho, TAM
quinta-feira, maio 25, 2006
Jerusalém: Mito ou Realidade?
terça-feira, maio 23, 2006
O Comboio da Vaidade
Descarrilhamento filosófico
O debate que se gerou no programa foi, portanto, completamente indigno de uma figura da Política e, principalmente, do Saber Filosófico, pois caracterizou-se pelo "lavar de roupa suja" que é comum em pessoas vulgares.
AVC, é óbvio que a Comunicação Social é altamente manipuladora, mas disso poucos terão dúvidas. No entanto, devo também salientar que, de facto, me parece ter existido um défice de tempo de antena concedido à campanha socialista do Município de Lisboa... pode ser impressão minha, porém, na verdade, foi Lisboa quem saiu vitoriosa.
«Haja bom-perder!»
TAM
Descarrilhamentos
segunda-feira, maio 22, 2006
Fernando Santos no Benfica
Está de Parabéns o Misantropo!
Em busca da Verdade
Com isto, não quero de maneira alguma desculpar todas as barbaridades cometidas em nome de Deus, nem sequer tirar a culpa a todos os intervenientes, incluindo a Igreja Católica Romana que em alguns períodos patrocinou esta campanha das Cruzadas. No entanto, considero que nem tudo é sombrio, nem deve ser encarado como tal. Veja-se que às Cruzadas deve-se muito daquilo que é o ideal romântico do Cavaleiro Campeador, que percorre o Mundo em busca de Deus, de aventuras e de uma dama que lhe preencha o coração. É óbvio que isto não chega. O que mais devemos às Cruzadas foi a ajuda essencial que os Cruzados nos deram na reconquista de solo pátrio. E a tal aspecto fundamental da nossa História, devemos agradecer a São Bernardo Claraval, que aconselhou o seu amigo D. Afonso Henriques a ver as vantagens de aceitar a ajuda dos Cruzados. E como diria Sherlock, a ajuda dos Cruzados foi elementar para a formação de Portugal, meus caros!
AVC
domingo, maio 21, 2006
Troca de Sentimentos, coisas da Liberdade
Até aqui está tudo terrivelmente banal, agora surge a novidade: dizia uma pessoa, em tom também de confusão, que aqueles senhores estariam ali, acreditava, contra os animais! À primeira audição/leitura(e graças ao também digníssimo ouvinte do comentário, para quem aproveito para mandar uma saudação fraterna), pareceu um equívoco da respeitosa pessoa, todavia, em última análise, parece que a troca de pólos até faz muito mais sentido do que poderia parecer. Analisemos: os manifestantes seriam manifestamente contra a realização daquela, e de todas, as corridas de touros, todavia, se estas não existissem, é certo e seguro que o touro bravo, nobre e inteligente animal, já não existiria. Ou, quanto muito, faria parte da lista de animais em vias de extinção e, assim sendo, só tínhamos a possibilidade de o vislumbrar em Sete-Rios, no Jardim Zoológico, ou em qualquer outro, embora raros, parque da raça.
Deste modo, de facto, os manifestantes, estavam contra os animais(no caso eram os touros), pois se os seus "pedidos" tivessem sido ouvidos amanhã já não teríamos as lezírias taurinas, e respectivas Ganadarias(locais onde são bem-tratados, faustosamente alimentados, dispõem de cuidados constantes de médicos veterinários e têm a possibilidade de ganhar músculo e, por isso, serem o animal robusto que conhecemos), e a sentença de morte da raça tinha sofrido o seu mais forte, e quiçá último, apoio.
Os manifestantes identificavam-se, colectivamente, como membros dos partidos Comunista e Bloco, que, de facto, preferem a preservação da vida animal(sem capacidade de raciocínio) à da vida humana, cuja morte é apoiada através das inúmeras campanhas sobre a temática abortiva.
Como uma troca, consciente mas involuntária, de vocábulos pode ser incrivelmente lógica! E assim foi!
Diziam ainda os citados senhores manifestantes que a liberdade existia desde o Golpe Militar, ao que eu comecei a pensar: Não seremos também nós, aficionados ou simples admiradores, livres para poder assistir a uma Corrida de Touros?
Aficionadamente, TAM
sexta-feira, maio 19, 2006
O movimetos das Cruzadas
segunda-feira, maio 15, 2006
Campo Pequeno
Não que sejam necessárias recomedações à actual administração, mas tão somente um voto de que se viva sincera Aficción e grandiosa presença na estreante velha Praça.
A Primeira Grande Corrida à Portuguesa realiza-se Quinta-feira, dia 18 do corrente mês, com Toiros da Ganadaria Vinhas, os Grupos de Forcados Amadores de Lisboa, Montemor e Santarém e com os Cavaleiros António Ribeiro Telles, João Moura e Rui Fernandes.
Fica aqui o convite, para os que apreciarem, para presenciarem a "força" da Festa Brava e manterem viva uma das mais genuínas Tradições, tão sentida e digna de glória quanto o Canto III d' Os Lusíadas.
TAM
domingo, maio 07, 2006
Lutar contra os nossos Adamastores
segunda-feira, maio 01, 2006
Convite ao Excelentíssimo leitor do "C&R""
O preço é de apenas 3,50 euros e com direito a bebida. Ninharia, comparando com os preços que por aí se praticam! O dinheiro reverte a favor das Missões humanitárias do MSV - Movimento de Serviço à Vida. Oferecemos-lhe deste modo também a oportunidade de contribuir para tão nobre causa! Não perca esta oportunidade, porque nós também não! Lá nos encontramos, e até lá despeço-me com amizade,
AVC