segunda-feira, maio 15, 2006

Campo Pequeno

Depois de vários anos em reconstrução, devido ao perigo de derrocada que manifestava, reabre, a 16 de Maio de 2006, a Monumental Praça de Toiros de Lisboa contruída em 1892. A Praça Centenária, que ocupa o espaço onde já no século XVIII havia Corridas de Toiros, foi a Primeira Portuguesa e, portanto, a primeira internacional no domínio do Toureio a Cavalo: a Nobreza da festa, quando bem acompanhada por um destemido Grupo de Forcados, valentes Campinos e uma Ganadaria dedicada. Nela se desenrolaram inúmeras histórias, lides e pegas dignas de serem relembradas e cantadas por todos aqueles quantos apreciam esta Arte Nacional que, como tantas outras -embora há mais tempo-, apresentam a Nação Portuguesa ao Mundo e a representam de uma das formas mais dignas que existe.
Não que sejam necessárias recomedações à actual administração, mas tão somente um voto de que se viva sincera Aficción e grandiosa presença na estreante velha Praça.

A Primeira Grande Corrida à Portuguesa realiza-se Quinta-feira, dia 18 do corrente mês, com Toiros da Ganadaria Vinhas, os Grupos de Forcados Amadores de Lisboa, Montemor e Santarém e com os Cavaleiros António Ribeiro Telles, João Moura e Rui Fernandes.

Fica aqui o convite, para os que apreciarem, para presenciarem a "força" da Festa Brava e manterem viva uma das mais genuínas Tradições, tão sentida e digna de glória quanto o Canto III d' Os Lusíadas.

TAM