segunda-feira, maio 22, 2006

Em busca da Verdade

Nos últimos dias, o "Curtas e Rápidas" tem recebido belos postais pela pena do Napoleão e do Tiago, os quais sáudo pela qualidade que imprimem nas suas prosas. Despertou-me especial interesse o postal do TSM. Napoleão fala-nos do "Movimento das Cruzadas", concluindo o seu postal com uma pergunta talvez retórica, mas que ainda assim me atrevo a responder. E assim, em busca de mais alguma Verdade, este Vosso Tigre da Malásia mascarou-se de Sherlock e começou a pôr hipóteses...
Relembrando o mote: "Verificamos, então, que este movimento [as Cruzadas] tinha por base a salvação do Santo Spulcro, mas a questão coloca-se: Será só esse o principal e o único objectivo deste movimento?"
Pois bem, penso que mercenários e falsos virtuosos aproveitadores, sempre os houve em qualquer campanha de guerra durante a História. É inegável que as Cruzadas não são excepção! Havia, quero crer, um princípio verdadeiro e sentido de libertação das Terras por onde andou o Messias, mas que obviamente foi sendo corroído pelo dinheiro que a campanha implicava, assim como pelo facto de qualquer campanha que dure bastante tempo (e aqui falamos de séculos) ser alvo de erros e da ganância dos homens, que por serem homens erram, já que errar é humano...

Com isto, não quero de maneira alguma desculpar todas as barbaridades cometidas em nome de Deus, nem sequer tirar a culpa a todos os intervenientes, incluindo a Igreja Católica Romana que em alguns períodos patrocinou esta campanha das Cruzadas. No entanto, considero que nem tudo é sombrio, nem deve ser encarado como tal. Veja-se que às Cruzadas deve-se muito daquilo que é o ideal romântico do Cavaleiro Campeador, que percorre o Mundo em busca de Deus, de aventuras e de uma dama que lhe preencha o coração. É óbvio que isto não chega. O que mais devemos às Cruzadas foi a ajuda essencial que os Cruzados nos deram na reconquista de solo pátrio. E a tal aspecto fundamental da nossa História, devemos agradecer a São Bernardo Claraval, que aconselhou o seu amigo D. Afonso Henriques a ver as vantagens de aceitar a ajuda dos Cruzados. E como diria Sherlock, a ajuda dos Cruzados foi elementar para a formação de Portugal, meus caros!

AVC

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem dúvida que as Cruzadas foram fundamentais para a formação deste nosso Portugal. Relembremos a conquista de Lisboa aos Mouros em 1147, que sem a ajuda dos cruzados nunca teria sido conseguida.

TSM