sexta-feira, janeiro 19, 2007

Cavalo de Tróia

Parece ser hoje impossível esperar-se Bom Senso ou Carácter.
Recordo-vos, há algum tempo, o discurso do Deputados e Líder da bancada parlamentar do CDS, Sr. Nuno Melo. Além de aludir ao passado próximo do partido(na altura parecia ser somente PP), citou abusadamente qualidades e sucessos que a anterior presidência partidária conseguiu para o mesmo como se de uma premunição ou desejo do seu regresso se tratasse.
Ora, se o Senhor Deputado não apreciava pessoal ou politicamente o actual Presidente do partido, Sr. Ribeiro e Castro, não tinha aceite a liderança e as responsabilidades que, pelo mesmo, lhe foram confiadas. Convém salientar que o actual Presidente do CDS "agarrou" o partido numa altura especialmente difícil -com o afastamento de um líder altamente mediático, depois da participação, em coligação, num Governo Constitucional relativamente instável-, em que poucos se mostraram disponíveis para o fazer. Hoje aparecem com o sarcasmo que já se reconhece aos senhores da direita(da direita mesquinha, partidária, do PP... nao da Direita!) e, tristemente, esquecem depressa os acontecimentos e os apoios.
Se o núcleo PP, sensacionalista e desprezivelmente convencido de si próprio, não se sentia tocado pelos ideais, próximos da ideia original da Democracia Cristã -CDS-, não ladeavam o Sr. Ribeiro e Castro, decente e respeitável figura e, por isso, rara de encontrar na política nacional.
O Cavalo de Tróia, sem categoria para o ser, não é menos desprezível que qualquer outro que abandone o seu navio em pleno oceano... porém, tal é a banalidade, já nos habituámos a achar normal. Todavia, o não é.
É requisito mínimo, ainda que implícito, haver solidariedade e cooperação vertical. E, se considerarem que a presidência está em mãos erradas, candidatam-se e esperam que os miltantes decidam. Afinal quem governa, administra ou dirige não são os eleitos? Parece ser isso que querem inverter.
Têm horror à anarquia mas são os anarquistas da nova direita social e parda.
Não é esta a Política de Péricles(nem dos decentes, que não necessitam que a Constituição o exija para serem educados, sérios e leais).

TAM

Sem comentários: