quarta-feira, fevereiro 28, 2007
apontamentos sobre o conservadorismo - II
segunda-feira, fevereiro 26, 2007
apontamentos sobre o conservadorismo - I
domingo, fevereiro 25, 2007
grandeza esquecida
sexta-feira, fevereiro 23, 2007
uma boa leitura
quarta-feira, fevereiro 21, 2007
concerto visão
domingo, fevereiro 18, 2007
sexta-feira, fevereiro 16, 2007
Columbano em exposição
É também levando a cabo estas visitas que homenageamos e mantemos vivos os grandes vultos da nossa História. Columbano, que privou com alguns dos mais ilustres intelectuais Portugueses de Novecentos, é um notável naturalista e retratista dos seus amigos, contemporâneos, de aspectos da vida quotidiana e ambiente social. É uma forma verosímil de bater à porta do século XIX sem pegar numa Bíblia da História, nem nele ter vivido.
Vivamente aconselhável, até 27 de Maio, em Lisboa, na Rua Serpa Pinto(Museu do Chiado-Museu Nacional de Arte Contemporânea).
TAM
curtas&rápidas international lobby
quinta-feira, fevereiro 15, 2007
o Parlamento funcional
O Governo de Portugal não saiu, verbalmente, lesado. Antes pelo contrário, em Estrasburgo comprendeu-se a posição do Estado Português.
Só a Senhora Eurodeputada -a ver irregularidades, "centrões" e ligações perniciosas em tudo o que mexe- Socialista Ana Gomes não se cala... talvez por falta de elogios políticos(aqueles que teve a propósito da sua acidental passagem pela ilha de Java aquando dos entendimentos sobre a Indepêndia de Timor, tentáculo oriental do Império Português) tem falado, acusado e disparatado sobre o tema. Já está num filme e ainda nem se deve ter apercebido que não sabe mudar as bobines.
Não seja "mais papista que o Papa"!
TAM
quarta-feira, fevereiro 14, 2007
notícias do Helmand
terça-feira, fevereiro 13, 2007
a vitória dos agentes infiltrados
sexta-feira, fevereiro 09, 2007
"que estranha tatuagem Deus te deu"
Negra (1941)
-
Que estranha tatuagem Deus te deu,
vestindo-te da noite mais escura
que surgiu neste mundo e neste céu,
ó dramática e triste creatura!
-
De luto, assim, quem foi que te morreu,
ó tropical beleza, ó formosura?
- És a estátua cruel de quem sofreu
e grato momento à desventura.
-
Sempre de negro, ó virgem caprichosa,
a tua bôca é pétala de rosa
a noite do teu corpo perfumando...
-
E o teu olhar, humedecido e mole,
parece um brando sol, tal qual o sol,
parece mesmo o sol que está chorando!-
Tomaz Vieira da Cruz, Príncipe dos Poetas Portugueses desde 1938
comida, propriedade e lei
os Portugueses deste grande Portugal
Expandimo-nos, com a Dinastia de Avis, para Ceuta. De Lagos, D. Henrique, Infante de Portugal, anexou ao Reino os Açores, a Madeira, Ceuta e pequenas cidades do Norte de África.
O Príncipe Perfeito, homem de grande visão, com evidentes faculdades políticas, negoceia o Tratado de Tordesilhas com Castela-Aragão dos Reis Católicos. D.João II abre-nos deste modo o domínio hegemónico do Atlântico Sul e prepara as expedições que, com Bartolomeu Dias, prenunciam a exploração das Tormentas. Com o Venturoso D. Manuel I(Imperador do Comércio Mercantilista, "Senhor da Conquita e Comércio da Etiópia, da Pérsia..."), D. vasco da Gama chega à Índia das Especiarias, o destino, ou a partida, da Rota do Cabo que arruina a do Levante e toda a organização terrestre muçulmana. A Modernidade aproxima-se do planeta, mostrando os Novos-Mundos ao Mundo(Medieval): cria-se o Moderno(no sentido de percursor de uma das grandes Épocas da História) Estado Português da Índia, Vice-Reino. "Por mares nunca dantes navegados/.....Em perigos e guerra esforçados, mais do que prometia a força humana/ E entre gente remota edificaram/ Novo reino, que tanto sublimaram.", canta o grande Luís vaz, Camões de Portugal, de Goa e de Macau, Poeta Universal, entre os Maiores.
Lisboa tremeu; Sebastião José de Carvalho e Melo organiza uma equipa projectista e executória e reergue uma velha capital europeia, mais rectilínea e geométrica que nunca. "Valeu a pena? Tudo vale a pena/Se a Alma não é pequena"... de Pessoa, o melhor e mais complexo se espera, e tem. Entretanto, ainda que "orgulhosamente sós", com a Itália na manga, o estado do Estado não era social nem diplomaticamente famoso... das motivações mais humanas e bondosas que do interior se executavam, Aristides será decerto um de valorosos exemplos; o Senhor Salazar, comedido, porém ciente do nosso peso e relevo imperial, tinha opositores/inimigos políticos à altura que, em pleno espaço vermelho, de cortar a respiração, discursavam do púlpito aos camaradas soviéticos marxistas-estalinistas. Cunhal em tom de herói disfarçando a outra(ditadura) por entre o pardo véu.
São estes que, da primeira década do Século XII à segunda metade do Século XX, nos representam... enquanto território, Nação, Pátria, Língua, Tradições, Costumes importados; a nossa Cultura e a nossa História, encarnadas em Personalidades. Poucas, as suficientes, destemidas, engenhosas, marcantes. Em traço diacrónico, na História de milhões, só se mostra o melhor e o melhor de alguns. Mas certamente alguns dos melhores!
Ao eleito, juntar-se-ão todos estes. A estes 10, juntar-se-ão os demais 90. E a todos eles, juntar-nos-emos todos nós e todos que por cá passaram... e teremos então a estimativa de todos e de todo o valor que este Condado, Reino, Protectorado/Suserano Político, Império, República, já conheceu.
É também aqui que reside a nossa Magnificência, portanto, não deixemos -nem agora, nem nos resultados da votação- que a oposição se sobreponha ao Prazer e Pundonor de sermos Portugal.
TAM
São estes que estão a votos, mas somos todos nós o Universo da Amostra:
http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/grandesportugueses/finalistas.php
quinta-feira, fevereiro 08, 2007
o Ambiente, Senhores(as)
O triste é sermos espectadores passivos... julgando que tudo está perdido torna-se mais fácil estarmos acomodados e sem problemas de Consciência. Porém, para além da morte(e há quem defenda que nem esta), nada é irreversível! Ah, também é triste ter de vir um norte-americano para nos explicar, ou tão basicamente alertar para, esta realidade. É pena não termos tido, todos, aulas com a minha Estimável Professora de Inglês do 10º ano... muito mais que anglófona ou teórica, era culta, bem-educada e diligente. Ao invés da História da Família Real Britânica, gastava tempo e atenção a explicar-nos que as fontes de energia eólica são só uma de muitas, que naturalmente temos. E que o mundo vive para lá das "bombas" a Gasolina 98 octanas, para transporte de indivíduos solitários, todavia, marcantes.
Doutoras de hoje à moda antiga, a ensinar Doutores de amanhã mas sem (Ambiente) futuro!
TAM
quarta-feira, fevereiro 07, 2007
publicidade banqueira
terça-feira, fevereiro 06, 2007
elogio do sono
Governam muito bem os seus assuntos durante o dia.
Mas não me querem confiar o governo durante a noite.
Como se eu não fosse capaz de assegurar esse governo durante uma noite.
Quem não dorme é infiel à Esperança.
E é essa a maior infedelidade.
Porque é a infedelidade à maior Fé.
domingo, fevereiro 04, 2007
maus (ab)usos da religião e da política
quinta-feira, fevereiro 01, 2007
Convite
Apareçamos, para afirmar apoios ou aprofundar conhecimentos sobre o outro sistema, plausível, que nos governou e que, actualizado, poderá voltar a Representar-nos. A Monarquia.
TAM
1º de Fevereiro
Deste modo, é este crime(assassinato é muito grave, quando interessa que assim seja visto), cometido a 1 de Fevereiro de 1908, que marca profundamente as pouco civilizadas tentativas republicanas de mudar o sistema político nacional. É numa vergonha pública que eles se baseiam e através dela que prosperam(o País, esse, só tem regredido).
De Luto, ainda para mais por se tratar de um Soberano de iteligência e lucidez que poucos presidentes da República demonstraram ter,
TAM