segunda-feira, julho 09, 2007

Tocqueville - a profecia de um filósofo, político e sociólogo

Passava os meus olhos pelo livro Da Democracia na América, escrito por Alexis de Tocqueville, e deparei-me com uma magnífica profecia: em 1835, a data da primeira publicação do livro, este erudito aristocrata francês previu com bastante clarividência que, um dia, o poder do Mundo estaria dividido entre os Estados Unidos da América e a Rússia, como de facto aconteceu no século seguinte, entre 1945 e 1989. Senhor Tocqueville, com a devida vénia, passo a palavra a Vossa Excelência.

No mundo, existem hoje dois grandes povos que, embora partindo de pontos diferentes, parecem avançar para o mesmo destino: são eles os Russos e os Anglo-Americanos.

[...]

O Americano luta contra os obstáculos que a natureza lhe opõe; o Russo trava lutas contra os homens. Um combate o deserto e a barbárie; o outro, a civilização com todas as suas armas; deste modo, as conquistas do Americano fazem-se com a charrua do trabalhador, as do Russo com a espada do soldado.

Para alcançar o seu fim, o primeiro conta com o interesse individual e deixa agir, sem as dirigir, a força e a razão dos indivíduos.

O segundo, de certo modo, concentra num só homem todo o poder da sociedade.

Um tem por meio principal de acção a liberdade; o outro a servidão.

O ponto de partida de ambos é diferente, as suas vias são diversas; contudo, cada um deles parece chamado, por um destino secreto da Providência, a conservar um dia nas mãos os destinos de uma metade do Mundo.

Alexis de Tocqueville, Da Democracia na América, I, II, X.

Sem comentários: