sexta-feira, março 16, 2007

Portugueses e a Igreja

É interessante constatar que, a par dos artistas plásticos nacionais, não consta na lista do Os Grandes Portugueses qualquer Sacerdote (por exemplo o Padre António Vieira, que só está em 33.º), membro do Clero ou figuras da Igreja(Santos consagrados, como Santo António - o 13.º) que, gostando-se ou não, nos representam naquela que ainda é considerada como a única ou, numa visão mais consentânea, a principal força identitária e unionista da Europa: a Cristandade.
Nem tão pouco o Representante Máximo de Deus na terra, o Santo Padre -o português João XXI-, consta na lista dos mais apreciados e relembrados pelos Portugueses.
É uma hipótese de análise histórico-política: terão os Republicanos da I República, agora, apoiantes de facto e de peso para a sua Causa?

Questão a considerar.

TAM

5 comentários:

Anónimo disse...

Com tanto disparate no concurso, acho espantoso é que não tenham seleccionado o Tam-Tam para os Grandes Portugueses !
Beto John

Tiago disse...

Ou a si, apesar de ainda ser mais insólito.

Anónimo disse...

É impressão minha ou o sr TAM (de Tem A Mania?!) andou a censurar e a apagar comentários correctivos aos seus textículos? É esse o significado da Demo-Cracia q tanto apregoa? Ou está a entrar em plena De-Cadência? Triste daquele q ñ consegue conviver q qq critica construtiva ao seu... (tá bem, pronto...) pensamento. O sr devia era agradecer-nos, por o chamarmos à razão, e perdermos tempo a moldar-lhe o carácter! Mal Agradecido! Será q andou a fazer demasiados links ao blogue Anidro, e ficou a pensar mesmo q Demos-Gracia quer dizer Piada dos Diabos?
Vá, agora apaga-me. Atão? Apaga-m vá! Por cada comentário q o sr TemAMania m apagar vão nascer 3 onde menos espera. Agora procure os outros 2.
O seu mal é ñ ter bebido chá com o pão de ló. Agora tem o neurónio cheio de diabetes!

Unknown disse...

Bem, isto não estava assim quando há uns tempo visitei. Enfim, o mal da liberdade de expressão é que esta permite dizer tanta asneirada duma assentada só.
Acho peculiar a tua questão, caro TAM (e não TemAMania mas TemAMundividência). Agora ninguém quer saber da igreja. É um incómodo para muita gente, então metem-na de lado. Ainda gostava de perceber os portugueses, que não votam João XXI ou Padre António Vieira mas tiveram perto de eleger Salazar. :)

Um abraço

Anónimo disse...

Cheira-m a opus...
tiveram? "teve" peculiar, no seu comentário.