quinta-feira, março 01, 2007

As Maravilhas de Portugal - 7 delas

O nosso Grande Português Sandokan -Tigre da Malásia, AVC da Pérsia, António de Portugal- já nos falou sobre sobre o concurso que, a par do Os Grandes Portugueses, nos tem levado a pensar, repensar ou descobrir a História colectiva Nacional. Contudo, e aproveitanto a deixa que o Sandokan me deixou, aproveito para levar a cabo outra abordagem quanto ao concurso: menos apologista de tentar apresentar construtores, ou Seres cientes da sua importância, ou que tenham executado necessárias obras de manutenção -que deveriam ter sido de Conservação-, caso contrário deveria citar todas as Obras artísticas juntamente com os seus percursores e construtores, independentemente da correspondência que teriam -em muitos casos não teriam- com as Grande Personalidades da História e, também, do Os Grandes Portugueses.
Ainda que de exigente decisão, a escolha é, em certa medida, facilitada. Isto porque, para as «7 Maravilhas de Portugal», a escolha não se limita a uma, pois podemos votar nas nossas sete, ainda que o leque para análise seja mais vasto do que os 10 finalistas presentes no programa da RTP. Assim, é provável que a injustiça seja menor, na medida em que não nos restringimos a um, nem comparamos espaços construídos com a amplitude temporal a que a RTP nos obriga(e muito bem) a pensar Personalidades; permitindo, deste modo, uma maior correcção analítica e justiça histórica. Porém, e ainda assim, parece-me que este também interessante -mas porventura menos conseguido- projecto exige uma investigação mais atempada e profunda... pois nem todos os sítios a concurso estão minimamente divulgados/apresentados junto dos Portugueses. Devemos, no entanto, tirar partido desta hipotética falta de conhecimento e/ou informação e aproveitar para visitar as construções humanas raras e magníficas que Portugal concentra.
Julgo que até Julho(a 07/07/2007 seram anunciadas, em Portugal, as 7 Maravilhas Nacionais e as 7 Maravilhas do Mundo - uma honra que, no futuro, pode gerar a banalização de tais votações e retirar o valor, por exemplo, às 7 Maravilhas da Antiguidade... quem não imagina, ainda que em fantasia, os Jardins Suspensos da Babilónia?) ainda teremos tempo de dar uma vista de olhos por todas, essencialmente pelas que não temos tão presentes, seja pela distância física(ou moral) a que nos encontramos das mesmas, seja pela efectiva inexistência de difusão histórica.
É por tudo isto que assisto com tão grande entusiasmo e felicidade. Trata-se de meritórios eventos, dinamizadores quanto possível da Consciência Identitária Nacional (a existir, que creio que existe).

Do Palácio da Pena...às Fortificações de Monsaraz, já viram o que nós temos? Só Maravilhas!

Magníficas Construções seculares portuguesas estão em votação, já fez a sua lista de 7?

http://www.7maravilhas.sapo.pt/registo.asp

TAM

Sem comentários: